Twitch
REPRODUÇÃO/Twitch
O jogador Gaules, maior streamer brasileiro do Twitch; plataforma firmou parceria com a Claro
Para reduzir a "sangria" de assinantes e conquistar um novo público, a Claro decidiu investir mais no mundo gamer e firmou uma parceria com a plataforma Twitch, um streaming mundial de transmissão de videogames e competições de eSports. A operadora criou o Claro Gaming, um plano móvel que trará alguns dos principais jogos do segmento.
Em uma coletiva virtual realizada nesta quinta (28), a empresa apresentou as novidades para 2021. As parcerias vêm como uma forma de tentar frear a debandada dos assinantes da TV paga, que perdeu mais 105 mil clientes em novembro de 2020 e fechou o penúltimo mês do ano passado com menos de 15 milhões de assinantes, algo que não acontecia desde julho de 2012. Só a Claro perdeu 55 mil assinantes em novembro, fechando o mês com 7,05 milhões de assinantes.
Com a intenção de expandir o conteúdo dos planos pós-pago e controle, a Claro fechou acordo com empresas de referência em três segmentos --as chamadas "paixões dos brasileiros": Games (Twitch), Futebol (Conmebol TV) e Filmes e Séries (Netflix).
As opções contam com um pacote adicional de internet, o ExtraPlay, para consumo dos conteúdos pelo celular. Também há a possibilidade de pacotes com a combinação dos conteúdos. Os clientes dos planos pós-pagos ainda poderão compartilhar o conteúdo do seu plano com a família, contratando linhas adicionais.
Para Márcio Carvalho, diretor de marketing da operadora, a chegada do Claro Game no celular veio no momento em que cresceu a demanda dos usuários, que passaram a deixar de jogar pelo computador e migraram para o telefone.
A principal vantagem para os clientes que optarem pelo pacote de jogos online é a possibilidade de fazer resgates mensais de perks (itens exclusivos, que incluem diamantes e fichas, por exemplo) nos três jogos inicialmente disponibilizados: FreeFire, Pokémon Go e Asphalt 9.
"O mercado de games está em plena ascensão. Não é mais um nicho e os usuários são mais do que simples jogadores, eles são fãs dos jogos e ativos na comunidade em que estão inseridos. A Claro, desde o lançamento do Claro Gaming, está olhando com carinho para este público e, hoje, se consolida como um player importante para os gamers de todo o Brasil, em todas as plataformas", valoriza Carvalho.
Nessa nova investida, a Twitch desenvolveu uma nova plataforma exclusivamente para a Claro, na qual os assinantes poderão participar de torneios com premiação em dinheiro e ainda com a possibilidade de jogar com os principais streamers. A primeira edição acontecerá em março, e os detalhes serão divulgados em breve pelas empresas.
"Nossa parceria com a Claro é o tipo que beneficia sobretudo o consumidor, independentemente de plataforma, com benefícios no celular, em casa, além de experiências exclusivas para esse público gamer como o torneio com a Twitch e mais coisas por vir", afirmou Wladimir Winter, diretor de Conteúdo e Parcerias da Twitch no Brasil.
A operadora também ampliou a parceria com a Netflix e criou o plano móvel +Filmes e Séries. Dessa forma, o cliente terá a opção de contratar o serviço com a assinatura inclusa, com a vantagem de ter uma fatura única.
Com a Conmebol TV ligada à Claro, o assinante vai continuar desfrutando de uma cobertura exclusiva da Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa. Diretor de Esportes da Band, Denis Gavazzi participou do evento e valorizou a parceria das empresas, que começou em meados de setembro.
De acordo com o executivo, já foram colocados no ar mais de 120 jogos ao vivo. E, em 2021, a emissora pretende transmitir com exclusividade 159 partidas da Sul-Americana e 61 confrontos da Libertadores. Há também a intenção de começar a produzir conteúdos diversificados para os dias sem jogos já a partir do mês que vem.
Outra novidade anunciada na coletiva foi o Claro Box TV, produto que chega ao mercado oficialmente nesta quinta (28) --apesar de estar sendo comercializado desde outubro.
Com o objetivo de integrar a grande variedade de serviços de streaming e a TV paga, a operadora lançou o dispositivo que permite acessar conteúdos com a facilidade de autoinstalação pelo Wi-Fi, que pode ser conectado a qualquer banda larga. O produto é instalado ao televisor pelo próprio usuário, que escolhe os canais e serviços de streaming que quer assinar, sem fidelidade para clientes de banda larga e móvel da operadora.
O box integra aplicativos como Netflix, HBO, Telecine, Premiere, Globoplay, Paramount+ e StarzPlay. Além de contar com 50 mil conteúdos on demand e mais de 90 canais disponíveis, incluindo programação ao vivo da Globo, Band e TV Cultura.
Há ainda recursos que permitem o assinante pausar ou recomeçar um programa ao vivo. O espaço de gravação suporta até 400 horas, e o armazenado é feito em uma nuvem.
O valor mensal do Claro Box TV é de R$ 20, para quem já é cliente banda larga da empresa, sem adesão e sem qualquer valor de fidelidade, com a inclusão do Now, Claro Video e Claro Música.
Os demais conteúdos de streaming e canais são contratados a parte e cobrados todos na mesma fatura. O cliente pode adicionar o serviço que o melhor agradar, como por exemplo Netflix (po R$ 21,90), Big Brother Brasil (R$ 22,90), Telecine ( R$37,90), Conmebol TV (R$ 39,90), Premiere (R$ 79,90).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.