Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COPA 2026

Mercosul da bola: Federações se unem para vender Eliminatórias por mais grana

DIVULGAÇÃO/URUGUAI

Arrascaeta no Uruguai

Arrascaeta no Uruguai: federações se uniram para vender Eliminatórias para Globo e Disney

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 24/5/2023 - 6h20

As federações de Uruguai, Paraguai, Equador e Venezuela decidiram se unir e vender diretamente para as emissoras um pacote com 36 jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, que começam em setembro deste ano. As partidas incluem quatro confrontos da Seleção Brasileira fora de casa. Com a união do "Mercosul da bola", as entidades querem arrecadar mais dinheiro. Globo e Disney foram convidadas para a mesa de negociação.

O pacote também pode incluir uma partida de playoff intercontinental contra uma seleção da Oceania. Os quatro países ainda vendem o direito de fazer publicidade nas placas dos estádios.

Os direitos de transmissão das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo não são vendidos coletivamente. Cada federação é responsável por vender os direitos dos seus jogos em casa. A união das quatro associações representa uma inovação na região.

Elas optaram por esse modelo a fim de arrecadar um valor maior em relação ao obtido no último ciclo, entre 2018 e 2022. Sem agências intermediadoras, também se evita pagar por comissões. As propostas devem ser enviadas até o dia 30, em envelopes fechados. A que tiver o maior valor leva o pacote.

O Notícias da TV apurou que Globo e Disney foram convidadas a 0realizar propostas para a exibição no Brasil. Ambas devem participar, visando principalmente as partidas que envolvem a Seleção Brasileira. Em outubro, inclusive, o Brasil vai jogar contra o Uruguai fora do país.

As eliminatórias sul-americanas estão programadas para acontecer a partir de setembro e vão se estender até o segundo semestre de 2025. O Equador já perdeu três pontos por falsificar os documentos de nascimento de Byron Castillo no ciclo anterior de qualificação para o Mundial.

Na Copa do Mundo de 2026, o número de participantes foi expandido: serão 48 equipes. As seis melhores entre as dez nações que fazem parte da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) se classificam. Já a equipe que ficar em sétimo lugar vai disputar um playoff intercontinental com uma seleção da Oceania.

Vale ressaltar que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda negocia com a Globo as partidas da Seleção Brasileira em casa. Em março, um amistoso contra Marrocos não foi exibido pela emissora. A Band e o canal no YouTube do narrador Galvão Bueno fizeram a transmissão. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.