TROCA NO COMANDO
Reprodução/YouTube
Uma das criadoras do Globoplay, Teresa Penna está de saída da Globo; Julia Rueff assume o streaming
Publicado em 1/8/2024 - 18h08
Atualizado em 1/8/2024 - 19h47
A Globo anunciou nesta quinta-feira (1º) a saída de dois executivos veteranos da casa: Teresa Penna, que era head do Globoplay desde 2022, e Raphael Corrêa Netto, diretor de Canais Pagos - Entretenimento, Variedades, Infantil e News. Para assumir a direção-executiva do streaming, a emissora roubou do Mercado Livre a expert em marketplace Julia Rueff.
Tanto Teresa quanto Corrêa Netto eram próximos do jornalista Erick Brêtas, que deixou a Globo em fevereiro. A primeira, inclusive, trabalhou intimamente com o ex-chefe na criação, no desenvolvimento e no lançamento do Globoplay. Em junho de 2022, foi promovida a head do streaming.
A escalação de uma especialista em mercado para comandar a plataforma acompanha a escolha de Manuel Belmar, também diretor financeiro da Globo, para assumir o braço de Produtos Digitais no lugar de Brêtas --acostumado com tabelas e planilhas repletas de números, ele tem apertado os cintos e priorizado a economia às decisões de conteúdo.
De acordo com o comunicado da Globo, Julia já chega para comandar o Globoplay. A emissora informou que ela vai colocar "a sua forte visão e expertise D2C (direct to consumer, ou direto para o consumidor) e em parcerias" para a evolução da plataforma.
O Mercado Livre, vale lembrar, entrou no mercado de streaming no ano passado com o lançamento do Mercado Play --que tem, entre seus parceiros, o coletivo Porta dos Fundos e a CazéTV. No clube de benefícios Meli+, há alianças com Disney, Paramount, Warner Bros. Discovery e Deezer.
Estabelecer parcerias com concorrentes é considerado um passo fundamental para a sobrevivência do streaming no futuro --oferecer bundles com diferentes plataformas já virou prática comum no exterior.
Ao lado de Julia, na estrutura de Belmar na Globo, estarão Eduardo Gabbay, à frente dos Canais de Esportes; Rodolfo Bastos, como diretor de Produtos de Publishing; Andrea Tuttman, responsável pela área de Inteligência e Portifólio; e Tatiana Costa, como diretora de Canais de Entretenimento e Notícias & Conteúdo.
Tatiana, inclusive, passará a comandar também o conteúdo do Globoplay e da Globo Filmes --com a fusão das áreas de Gestão de Conteúdo e Canais de Entretenimento, ela passa a ser responsáveis pela curadoria de todos os produtos do portfólio da Globo. Antes, ela já cuidava dos canais pagos.
Teresa Penna começou a trabalhar para a Globo em 2006, na Som Livre. Ela ajudou a gravadora durante um momento disruptivo para a indústria fonográfica: a transição dos CDs para a distribuição digital. Ficou lá até 2012, quando foi trabalhar como diretora de marketing da GEO Eventos.
Voltou no ano seguinte para a Globo, já no processo de criação do Globoplay --que só foi lançado oficialmente em novembro de 2015. Em 2020, passou a trabalhar como diretora de soluções de vendas e, dois anos depois, assumiu a chefia da plataforma de streaming que havia ajudado a desenvolver.
Já Raphael Corrêa Netto entrou na Globo em janeiro de 2020, como gerente de vendas. Cresceu na empresa rapidamente e, em 2006, já era chefe de vendas internacionais. Seis anos depois, virou chefe de operações da unidade de negócios internacionais da empresa, que dirigiu até 2022.
Em novembro daquele ano, foi escalado para assumir a diretoria de Canais Pagos - Entretenimento, Variedades, Infantil e News. Como líder da unidade de negócios da TV paga (exceto de canais esportivos), ele era responsável por estratégias, operações, negócios, desenvolvimento de produtos e parcerias.
Julia Rueff é publicitária, formada pela PUC-RJ, com MBA em Negócios pelo Insper, com passagem por diferentes segmentos e há cerca de 20 anos à frente de ambientes digitais. Experiente em transformação de negócios, e em forte entrega de resultados e performance, Julia participou, nos últimos sete anos, da transformação e ampliação da atuação do Mercado Livre no Brasil.
Segundo a Globo, Julia "terá papel importante na consolidação do Globoplay como destino de consumo premium do público brasileiro, a partir de uma experiência cada vez mais fluida e moderna".
"Ao longo dos últimos seis meses, tive a oportunidade de ouvir e entender muitos dos contextos que nos trouxeram até aqui em PDCP e, em boa medida, as razões do sucesso alcançado no passado recente. O cenário competitivo, entretanto, cada vez mais desafiador, nos exige mais agilidade no processo de decisão, um olhar atento a novas oportunidades e certamente uma visão mais integrada das nossas operações. Nossas marcas e produtos são ativos estratégicos para o futuro da nossa Globo e a habilidade que tivermos para harmonizar e potencializar a força desse conjunto será um elemento absolutamente definidor para conseguirmos vencer nossos desafios.
Com tudo isto em mente e a partir dos valiosos insights recebidos, exercitamos como nossa estrutura poderia atuar de forma ainda mais sinérgica e integrada, garantindo uma visão estratégica compartilhada por todos.
As mudanças que apresentamos agora visam refletir este pensamento, redefinindo escopos e atividades das diversas áreas, reduzindo o nível de reports e fazendo com que as decisões dos times se deem de forma mais ágil. Além disso, prevaleceu um olhar cuidadoso sobre o nosso modelo integrado de operação, buscando eliminar duplicidades e espelhamentos de funções com outras áreas de maior expertise, tudo em prol de uma visão integrada Globo.
O Globoplay passa a conter dentro de sua estrutura as disciplinas de Soluções para o Consumidor e de Marketing, que passa a prestar serviços a todos os produtos. Com isto, o Globoplay ganha ainda mais robustez, como o principal marketplace de exibição digital dos nossos conteúdos, e o Marketing integrado nos proporcionará uma visão estratégica mais apurada de todos os componentes do nosso rico portfólio de marcas.
As áreas de Gestão de Conteúdo e Canais de Entretenimento serão fundidas e passam a ser responsáveis pela curadoria de conteúdo de todos os produtos do portfólio. Sua atuação transversal possibilitará uma melhor conexão com produtores de conteúdo, internos ou externos, e um fluxo de trabalho substancialmente simplificado. Assim, a área de Estratégia de Conteúdo do Globoplay e a estrutura da Globo Filmes serão integradas à vertical de Canais de Entretenimento e Notícias e Conteúdo - anteriormente chamada de Canais de Entretenimento, Infantil, Variedades e News.
A antiga área de Gestão de Portfólio e Governança será extinta e seus escopos serão reorganizados na estrutura. Como reflexo da integração do Marketing, toda a operação de redes sociais será centralizada nesta área, a área de Portfólio será incorporada à de Inteligência, e a gestão de ativos de áudio será redirecionada para a estrutura de Publishing.
Por sua natureza mais corporativa, transcendendo a visão unidirecional de produto, a área de Negócios Internacionais de venda de conteúdos Globo migra para a diretoria de Aquisição e Governança de Direitos. Ainda neste sentido, a área de Parcerias Estratégicas de Distribuição terá um papel fundamental na distribuição internacional de nossos ativos, atividade que era desempenhada em Negócios Internacionais até aqui.
Com estas mudanças, a área, que anteriormente tinha nove reports, passa a operar com cinco diretorias que refletem as características do nosso negócio, e a se chamar Produtos Digitais.
Com base nas novas estruturas, teremos adaptações também em nosso time, de forma a melhor refletir nossos desafios.
Após mais de 15 anos de contribuição em diferentes frentes do nosso negócio, como Som Livre e Globoplay, tendo sido uma de suas fundadoras, Teresa Penna deixa a empresa e um legado de realizações essenciais para a formatação da oferta de nossos produtos digitais direto ao consumidor.
Para comandar o Globoplay, receberemos Julia Rueff. Executiva com passagens pela B2W, Whirlpool e Cnova, nos últimos anos Julia atuava como VP de Marketplace do Mercado Livre e, com forte visão e expertise D2C e parcerias, chega para somar talento ao nosso time. À frente do Marketing unificado, Tiago Lessa passa a se reportar à Julia.
Tatiana Costa assume a integrada área de Canais de Entretenimento e Notícias e Conteúdo. Raphael Correa deixa a companhia após mais de 20 anos de grande contribuição, a maior parte deles voltados a consolidar e expandir a presença internacional de nossos canais e conteúdos.
Rodolfo Bastos assume a área de Publishing e contará com o apoio de Marcia Menezes, numa transição até o final deste ano, quando ela deixa a empresa. Há 25 anos conosco, Marcia iniciou sua carreira como editora e, como uma de suas fundadoras, dirigiu o G1 por 12 anos antes de liderar nossa vertical de Publishing, ajudando a consolidar nossos produtos neste mercado.
Para assumir a liderança da nova área de Inteligência e Portfólio, convidei Andrea Tuttman, uma vez que Eliseu Barreira migra para um novo desafio em Negócios Integrados em Publicidade, depois de uma contribuição de mais de dez anos para o desenvolvimento dos produtos digitais da Globo.
Eduardo Gabbay segue liderando a vertical de Canais de Esportes.
À Teresa e Raphael, todo o nosso agradecimento às suas generosas e fundamentais contribuições para levarmos nosso negócio para o futuro.
Desejo super boas-vindas à Julia, muito sucesso ao Eliseu e felicidades à Marcia em seus novos desafios.
E a todo o time de Produtos Digitais, reafirmo a confiança e o otimismo de que juntos trilharemos um caminho de enorme sucesso e realizações. Boa sorte a todos."
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