Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

IRMÃO ASSUME

Globo muda alta cúpula, e Roberto Irineu Marinho é substituído após 18 anos

DIVULGAÇÃO/GRUPO GLOBO

João Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho em foto da Globo

Roberto Irineu Marinho (ao centro) com os dois irmãos: João Roberto Marinho e José Roberto Marinho

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 28/4/2021 - 16h53
Atualizado em 28/4/2021 - 17h13

Nesta quarta-feira (28), o Grupo Globo anunciou uma mudança na alta cúpula. Roberto Irineu Marinho, que ocupava a presidência do Conselho de Administração da empresa desde agosto de 2003, quando Roberto Marinho (1904-2003) morreu, deixou o cargo para o irmão do meio, João Roberto Marinho.

Com a mudança, aprovada por unanimidade pelo Conselho, Roberto Irineu passa a ocupar a vice-presidência do órgão, do qual faz parte ainda José Roberto Marinho (também como vice-presidente), o herdeiro caçula do clã.

Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro e Jorge Nóbrega, que permanece na presidência do Grupo Globo, também compõem a alta cúpula da empresa.

"Roberto Irineu assumirá a vice-presidência e manterá suas atribuições de membro do Conselho, apoiando seus irmãos e os outros conselheiros nas tomadas de decisão", explicou Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo.

De acordo com a companhia, "o Conselho tem, entre as suas missões, a de definir a estratégia dos negócios, zelar pela manutenção dos Valores e da Essência Globo e aprovar os planos de negócios, com vistas ao futuro".

"Ao longo dos últimos 20 anos, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho empreenderam um grande esforço na construção de um modelo de governança para o Grupo Globo que busca alcançar as melhores práticas corporativas do mercado", afirmou Nóbrega.

João Roberto Marinho, que é seis anos mais novo do que Roberto Irineu Marinho e dois anos mais velho do que José Roberto, já comandava outros setores da alta cúpula.

Com a promoção, ele vai acumular funções no comando do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões de direcionamento da empresa, e do Comitê Institucional, que tem o papel de acompanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do grupo. O caçula José Roberto Marinho também seguirá na presidência da Fundação Roberto Marinho.

"Em 1998, os três [irmãos] se afastaram da gestão direta da empresa e formaram um Comitê de Gestão, a fim de que pudessem exercer uma liderança compartilhada da empresa, tendo, em 2011, assumido as funções de membros do Conselho de Administração, criado naquele ano", disse o presidente do Grupo Globo e da Globo.

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Roberto Irineu Marinho no estúdio do JN

Saída do poder

Roberto Irineu Marinho foi o mandachuva da Globo nos últimos 18 anos. No comando da empresa, ele aumentou investimentos na tecnologia digital. Em 2006, por exemplo, lançou o portal de notícias G1. No ano seguinte, a emissora iniciou a transmissão de conteúdos em alta definição, por meio da implantação da televisão digital.

Em agosto de 2014, Roberto Irineu Marinho mudou o nome do conjunto de empresas de Organizações Globo para Grupo Globo, que anos depois passou a sofrer outras mudanças com o projeto Uma Só Globo, que unificou todos os setores do conglomerado.

Até 2017, o herdeiro mais velho de Roberto Marinho acumulou a presidência do Conselho de Administração com o comando da Globo. Em dezembro daquele ano, Irineu anunciou o afastamento da rotina das empresas e informou que permaneceria apenas como responsável pelo conselho. O então vice-presidente executivo, Jorge Nóbrega, foi promovido a presidente executivo.

Em março do ano passado, Roberto Irineu Marinho passou por um transplante de fígado em decorrência de uma cirrose hepática não alcoólica. "A operação foi um sucesso apesar das dificuldades que uma operação desse porte traz. Já tive alta hospitalar, estou em plena recuperação e só posso agradecer a todos da espetacular equipe de transplantes de fígado do Hospital das Clínicas de SP liderada pelo Prof. Dr. Luiz Carneiro de Albuquerque", escreveu ele, na ocasião.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.