DINHEIRO NO BOLSO
MARCELO DE SOUZA/FLAMENGO
Gabigol na Libertadores: Globo vende cota extra no Brasileirão e pode faturar R$ 2,5 bilhões
Dona dos direitos das principais competições de futebol do país, a Globo pode arrecadar R$ 2,5 bilhões com o esporte em 2023. Além das sete cotas de patrocínio vendidas ainda no ano passado, a emissora negociou um espeço extra de anúncio para o Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. As vendas da Libertadores são feitas a parte, por isso os números de faturamento podem alcançar a marca bilionária impressionante.
Quem assinou contrato nesta semana para anunciar nas competições nacionais foi a marca de cosméticos Nivea, que pagou R$ 240,9 milhões pelo espaço. Ela se junta a Amazon, Ambev, Betnacional, Fiat, Hypera Pharma, Itaú e Vivo, que pagaram o mesmo valor. Hypera, Vivo e Itaú renovaram o vínculo. Já a Ambev voltou após dois anos afastada.
A Globo não deu descontos no preço da tabela, segundo apurou o Notícias da TV. Com isso, recebeu ao todo R$ 1,925 bilhão pelo pacote que contempla 44 jogos, sendo seis datas do mata-mata nacional e 38 rodadas da primeira divisão do futebol brasileiro. A Globo confirma a venda extra para a Nivea.
Além dos patrocinadores fechados, a casa de apostas Betano comprou o Top 5 das transmissões de futebol. O investimento foi de R$ 92 milhões. A Globo ainda está em fase de negociação da Libertadores, que só começa em rede nacional no mês de abril.
Até agora, apenas partidas regionalizadas foram feitas, mas sem patrocinadores exibidos. A Globo colocou no mercado outras sete cotas próprias para exposição de marca na Libertadores. Se vendidas, elas vão colocar nos cofres da emissora R$ 490,7 milhões.
O Notícias da TV apurou que parceiros da Conmebol, como a marca de cervejas Amstel, que tinham prioridade na compra de publicidade na competição, aceitaram pagar o valor e vão aparecer a partir do mês que vem em rede nacional. A casa de apostas Esportes da Sorte foi a primeira empresa sem prioridade a acertar com a Globo. Os outros espaços ainda estão à venda negociados.
Para tirar a Libertadores do SBT após três temporadas, a Globo fez concessões. Pela primeira vez, vai exibir os patrocinadores da Conmebol sem restrições e mostrar a final única da competição mesmo se ela não houver times brasileiros envolvidos --o que nunca aconteceu.
Caso esgote todas as cotas disponíveis, a emissora carioca vai arrecadar R$ 2,417 bilhões somente com futebol de clubes. Outros pacotes que envolvem futebol feminino são vendidos à parte, o que mostra como o esporte mais popular do país é uma máquina de dinheiro para a TV líder de audiência.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.