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FUTEBOL BILIONÁRIO

Gigante das bebidas volta a patrocinar Brasileirão, e Globo fatura R$ 1,5 bilhão

GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Gabigol com a camisa do Flamengo na comemoração de um gol na Libertadores

Gabigol, do Flamengo: Globo arrecada R$ 1,5 bilhão só com patrocínios no Brasileirão em 2023

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/12/2022 - 7h00

Após dois anos fora, a distribuidora de bebidas Ambev voltará a patrocinar o futebol na Globo. Dona de marcas como Brahma e Antártica, a empresa havia deixado os investimentos nas transmissões do Brasileirão em 2020, após 20 anos ininterruptos, por causa da crise provocada pela pandemia. A Cervejaria Petrópolis ficou no lugar.

Ao todo, sete marcas já fecharam contrato para 2023: Fiat, Ambev, Betnacional, Hypera Pharma, Itaú, Vivo e Amazon. A Globo arrecadou R$ 1,568 bilhão com as vendas. Com isso, o pacote que junta transmissões do Brasileirão e da Copa do Brasil segue como o mais valorizado e caro da televisão brasileira. 

Uma novidade entre os anunciantes é a Betnacional, casa de apostas brasileira que passa a ocupar o lugar da Sportingbet.tv. Outras três empresas deram sinal positivo: Itaú, Vivo e Amazon. Na última hora, a empresa farmacêutica Hypera Pharma decidiu seguir. 

Uma mudança curiosa é a chegada da Fiat no lugar da Chevrolet. Esse fato chama a atenção por um detalhe: a marca da montadora General Motors substituiu a Fiat como um dos patrocinadores do BBB 23, que será comandado por Tadeu Schmidt a partir de 16 de janeiro.

Ou seja, enquanto a Chevrolet trocou o futebol pelo reality, a Fiat fez o caminho inverso. Isso se explica pelo desejo das empresas de mudar o público-alvo para o próximo ano. Uma quer chegar mais próximo do público jovem, enquanto outra busca um consumidor mais maduro. O pacote também contempla anúncios em jogos extras, como a Supercopa do Brasil masculina, por exemplo. 

Libertadores em 2023 na Globo

Para a Libertadores, a Globo criou um segundo pacote comercial que vai seguir as regras da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Por enquanto, a emissora promete 13 datas entre fase de grupos e eliminatórias. A transmissão da pré-Libertadores, um mata-mata rápido antes da fase de grupos, ainda está sob análise. Atlético Mineiro e Fortaleza disputam uma vaga.

A Globo colocou no mercado outras sete cotas próprias para exposição de marca na Libertadores. Se vendidas, elas vão colocar nos cofres da emissora R$ 490,7 milhões.

Para tirar a Libertadores do SBT após três temporadas, a Globo fez concessões. Pela primeira vez, vai exibir os patrocinadores da Conmebol sem restrições e mostrar a final única da competição mesmo se ela não tiver times brasileiros envolvidos.

Caso esgote todas as cotas, a emissora carioca vai arrecadar R$ 2,077 bilhões somente com futebol de clubes. Outros pacotes que envolvem futebol feminino e a Seleção Brasileira são vendidos à parte, o que mostra como o esporte mais popular do país é uma máquina de dinheiro para a TV líder de audiência. 


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