Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

PAGO POR PUBLICIDADE

Ex-rival da Netflix lança streaming de graça e oferece filmes no YouTube

DIVULGAÇÃO/PAM FILMES

Amácio Mazzaropi (1912-1981) sorridente no meio do gelo no filme Um Caipira em Bariloche (1973)

Amácio Mazzaropi (1912-1981) em Um Caipira em Bariloche (1973), clássico disponível na NetMovies

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 9/11/2020 - 7h15

Uma das primeiras concorrentes da Netflix nos anos 2000, a NetMovies mudou a estratégia de negócios e transformou a sua plataforma em um serviço de streaming gratuito, com ganhos baseados em publicidade. A empresa oferece filmes licenciados (que não são piratas) com qualidade de áudio e vídeo, além de manter um canal no YouTube com produções sem custo ao usuário.

Em um mercado dominado por gigantes do entretenimento, que produzem os próprios conteúdos, a NetMovies percebeu que cobrar uma mensalidade de R$ 18,90 para oferecer títulos antigos não atrairia assinantes. Nos últimos dois anos, trabalhou para mudar o seu modelo.

O primeiro movimento foi a busca e licenciamento dos conteúdos com direitos para AVOD (Advertising Supported Video on Demand, ou vídeo sob demanda com suporte de propaganda). Ou seja, aqueles vídeos que o usuário pode ver de graça, mas que contam com publicidade antes e durante a exibição --o que acontece em plataformas como o YouTube.

O passo seguinte foi procurar parceiros para inserir no streaming da NetMovies as ferramentas de segurança e monetização, os ad servers (servidores de publicidade) e os players de anúncio.

A liberação do novo serviço gratuito aconteceu no último dia 30. O catálogo tem poucos lançamentos, mas é uma boa opção para quem gosta de clássicos: são 2.500 títulos. Algumas das opções são 12 longas de Amácio Mazzaropi (1912-1981), oito produções de Zé do Caixão (1936-2020), três de Charles Chaplin (1889-1977), dezenas de bangue-bangue, além de comédias, aventuras, romances e dramas contemporâneos.

Antes do lançamento do streaming sem assinatura, a Netmovies já havia criado em 2019 um canal no YouTube, que também disponibiliza filmes de graça. Atualmente, são aproximadamente 400 títulos, a maioria deles dublados.

Com uma nova produção liberada por dia, o serviço virou um sucesso na plataforma de vídeos. Já são mais de 15 milhões de usuários únicos mensais, com 1 milhão inscritos, que assistem a 12 milhões de horas por mês. A ação Caçada Implacável (2010) tem mais de 6,8 milhões de visualizações. Assista abaixo:

Fundada em 2006, a NetMovies surgiu como o primeiro serviço de locação online de filmes no Brasil, e passou a disputar assinantes com a Netflix nos anos 2010.

A plataforma, no entanto, não conseguiu crescer como a sua ex-rival de entrega de DVDs quando o mercado migrou para o streaming. Em 2015, a empresa foi vendida para o grupo Encripta, que também comanda o Looke e o Cinema Virtual.


Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você achou do Disney+?