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COLUNA DE MÍDIA

Como Mercado Livre uniu Disney, HBO e Paramount na guerra do streaming?

REPRODUÇÃO/MERCADO PLAY

Fabio Porchat e Antonio Tabet contracenam em esquete do Porta dos Fundos

Fabio Porchat e Antonio Tabet em esquete; Porta dos Fundos disponibiliza vídeos primeiro no Mercado Play

A guerra do streaming, que vivenciou uma "trégua" em 2023 após anos de combate intenso, ganhou um novo personagem neste ano: o Mercado Play, serviço de conteúdo do Mercado Livre. Logo na largada, a empresa de origem argentina conseguiu fazer algo que, à primeira vista, parecia impossível: unir gratuitamente três rivais de peso do setor midiático --Disney, Warner Bros. Discovery e Paramount.

"Grande parte dos brasileiros e do público latino-americano não assina nenhuma plataforma paga de streaming, e esse contexto nos motivou a desenvolver o Mercado Play, com conteúdos selecionados sem custo e a partir de uma plataforma com a qual eles já estão familiarizados", explica Francesca Picchi, diretora de agências do Mercado Ads (plataforma de anúncios do Mercado Livre), em entrevista ao Notícias da TV.

"Naturalmente, essa também é uma oportunidade incrível para anunciantes e marcas promoverem seus produtos para um público massivo. Nossa visão é sempre ecossistêmica", continua a executiva.

Dentro do aplicativo e do site do Mercado Livre, o usuário encontra um espaço para assistir gratuitamente a conteúdos dos serviços de streaming Disney+, Star+, HBO Max e Paramount+. No catálogo com mais de 1,6 mil títulos, estão disponíveis produções como A Grande Aposta (2015), O Regresso (2015), Comer, Rezar, Amar (2010), Quando Chama o Coração, Younger (2015-2021) e Os Smurfs (2011).

Ao longo da exibição dos filmes e das séries, são mostrados anúncios de parceiros da plataforma, de maneira similar à que ocorre no YouTube --após cinco segundos, o espectador pode pular o comercial e voltar ao conteúdo.

"É um formato que entrega valor às marcas que anunciam no espaço e também aos usuários impactados. No geral, anúncios em vídeo trazem algumas possibilidades para as marcas, como conectar e alcançar novas audiências, segmentar os conteúdos levando em consideração os diferentes comportamentos de compra, associar marcas a um conteúdo bem produzido e de alta qualidade", detalha Francesca.

De acordo com a diretora, essa união de rivais em um único lugar foi possível devido ao relacionamento da gigante do comércio eletrônico da América Latina com as empresas de mídia ao longo dos últimos anos.

Quem assina o Meli+ (antigo Nível 6 do Mercado Pago) tem acesso gratuito ao Disney+ e ao Star+ e ainda pode assinar a HBO Max e o Paramount+ com desconto pela própria plataforma.

divulgação

Francesca Picchi é diretora de agências do Mercado Ads

O êxito da aliança com a Disney é tanto que, segundo fontes do Notícias da TV, o Mercado Livre tornou-se o maior parceiro de distribuição dos streamings Disney+ e Star+ --as plataformas serão unificadas em 2024. E, no Mercado Play, os assinantes Meli+ também conseguem ver conteúdos que até então eram exclusivos do streaming, como as séries Gavião Arqueiro (2021), Ms. Marvel (2022) e Cavaleiro da Lua (2022).

"Os parceiros do segmento de entretenimento encontram vantagens ao expandir seus canais de distribuição e formas de monetizar seu conteúdo, atingindo agora uma audiência de milhões de usuários do e-commerce na América Latina, com grande escalabilidade", reforça Francesca.

Por dentro do streaming do Mercado Livre

Questionada pela coluna, a executiva não revela os números que a plataforma conquistou desde a estreia, em agosto de 2023, mas reforça que o streaming possibilita que o usuário fique mais tempo dentro do aplicativo do Mercado Livre, o que aumenta a possibilidade de ele realizar alguma compra.

"Acreditamos que o entretenimento e a diversão criam experiências únicas de compras e geram ainda mais valor --tanto para quem compra, quanto para quem vende, uma vez que esses empreendedores contam com um ecossistema completo para atrair novos clientes e colaborar com a retenção dos usuários já existentes da base", diz.

Nossa expectativa é fortalecer o relacionamento com nossos públicos, gerando conexão entre marcas e usuários, reforçando nosso propósito de democratização, que agora vai além do comércio e dos serviços financeiros e aterrissa no entretenimento.

E engana-se quem pensa que o Mercado Play não tem conteúdos "originais". Até o fim de janeiro, esquetes do Porta dos Fundos serão disponibilizados com exclusividade na plataforma, três vezes por semana.

"Esse é apenas o início de muita coisa boa que vem aí para os consumidores", promete a diretora, que destaca um dos principais objetivos do streaming: consolidar a área de anúncios do Mercado Livre como líder de retail media (estratégia de publicidade na qual marcas colocam anúncios dentro de espaços de outras companhias de varejo).

"De acordo com um estudo da Kantar Marketing Trends, 60% dos profissionais de marketing da América Latina tendem a ampliar seus investimentos em retail media em 2024. Temos um roadmap de desenvolvimento agressivo e investimento da empresa principalmente para garantir as melhores soluções para nossos anunciantes", adianta Francesca.

"De acordo com o eMarketer, o Retail Media atingirá US$ 1,66 trilhão [R$ 8,11 trilhões] até o final de 2025 na América Latina e deverá seguir uma trajetória de crescimento semelhante à observada em anos anteriores nos EUA, onde este mercado atingirá US$ 45 trilhões [R$ 219 trilhões] neste ano", finaliza.


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