VIDCON
Reprodução/Instagram
Bianca Andrade e Manu Gavassi são destaques na programação da primeira VidCon no Brasil
Esqueça as dancinhas e os vídeos de gatinho. Plataformas como TikTok e YouTube abriram um novo mercado bilionário da criação de conteúdo, e expoentes do setor vão marcar presença na primeira edição brasileira da VidCon, uma espécie de Comic-Con dos influenciadores. Manu Gavassi e Bianca Andrade serão algumas das palestrantes.
O evento, realizado nos Estados Unidos desde 2010 e que já teve "filiais" na Europa, na Austrália, em Cingapura, no México e nos Emirados Árabes, faz sua estreia em São Paulo entre 7 e 9 de julho. Dona da marca VidCon desde 2018, a Paramount está por trás da chegada do evento em solo nacional.
"Desde que compramos a VidCon, a ideia era internacionalizar, globalizar o evento. Estamos planejando tudo já há algum tempo, mas a pandemia nos obrigou a adiar", conta Fabrício Proti, gerente-geral da Paramount no Brasil e vice-presidente de vendas para a América Latina, ao Notícias da TV.
A mudança de planos, porém, é encarada de forma positiva pelo executivo. "Se por um lado atrasou, por outro nos deu tempo de fazer um trabalho com muita profundidade, entender esse movimento cultural digital liderado pelos produtores de conteúdo e pelas plataformas. Pudemos desenvolver um trabalho de curadoria muito profundo", ressalta.
Ao longo de seus três dias, a VidCon vai receber diferentes tipos de público. Na sexta (7), o foco está na própria indústria, com criadores de níveis variados de sucesso participando de palestras e mesas com expoentes do mercado.
Namorado de Mel Maia, MC Daniel vai falar sobre como as redes sociais estão moldando a indústria musical. Fred Bruno vai falar sobre transmissões esportivas no streaming, e sua ex Bianca Andrade será uma das estrelas do evento, compartilhando a história de como transformou o apelido Boca Rosa em uma marca milionária.
"É um dia mais voltado para profissionais de marketing, agências especializadas. Também pode ter fã, claro, mas é o momento da indústria. Os creators vão contar suas histórias, sempre do seu ponto de vista, mas abordando também modelos de negócio. Tem um painel na linha 'o creator é o novo CEO?'. Porque ele virou, a Boca Rosa criou uma holding, olha a profissionalização pela qual eles passaram", diz Proti.
No sábado (8) e no domingo (9), a VidCon vai se voltar para os fãs. Haverá a possibilidade de encontrar seus ídolos e ter experiências personalizadas. "É o feed da vida real", brinca o executivo. "O criador que está começando, que quer crescer, vai poder ouvir dicas diretamente de quem já viveu tudo aquilo, tem até uma trilha de como editar vídeos. E vai ter meet and greet também."
Por ser o primeiro ano do evento, a equipe ainda trabalha com números modestos. A expectativa é que cerca de mil pessoas visitem a São Paulo Expo na sexta-feira, e cerca de 7 mil passem pelo espaço entre sábado e domingo. "Acho que o foco agora é fazer um evento de qualidade, gerar uma boa experiência e construir uma marca a longo prazo."
A VidCon Brasil também contará com Porta dos Fundos, Chico Barney, Daniel Furlan, Enaldinho, Juliano Floss, Lipe Ribeiro, Lorelay Fox, Lumena Aleluia, Nath Finanças, Raquel Real e Ronald Rios, entre outros. Os ingressos já estão à venda no site oficial do evento.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.