Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BETO HINOTO

Sobrinho de ex-Mamonas, ator recorre à família para viver tio que não conheceu

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Beto Hinoto em cena de Mamonas Assassinas: O Filme

Em filme sobre Mamonas Assassinas, Beto Hinoto interpreta o próprio tio, Bento Hinoto

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 24/12/2023 - 12h00

Beto Hinoto é sobrinho de Bento Hinoto, guitarrista da banda Mamonas Assassinas. O ator, nascido em 1998, não viveu o sucesso meteórico do grupo musical, que teve sua atividade interrompida por um acidente aéreo em 1996. O artista recorreu à família para interpretar o tio na cinebiografia prevista para estrear na próxima quinta (28).

O ator recebeu o convite de teste para a cinebiografia em 2016. Na época, Beto era membro de um grupo cover dos Mamonas Assassinas. Ao Notícias da TV, o artista conta que suas primeiras referências da banda partem da infância. Ao visitar sua avó, ele assistia a fitas de programas com os músicos.

"Tudo que pude ter de referência na minha infância foram histórias e vídeos. Quando eu ia para a casa da minha avó, tinham várias fitas --a Banheira do Gugu, a viagem deles para Los Angeles, coisas pessoais, como churrasco. A primeira vez que eu assisti à fita da Banheira do Gugu foi madrugando com meu pai", relembra.

Além da própria família, Beto recebeu sugestões dos parentes de outros integrantes dos Mamonas Assassinas. O ator acredita que o processo auxiliou na humanização dos personagens no longa-metragem.

"A família estar junto foi algo necessário. Eu também tive que recorrer aos parentes dos meninos, para saber como eles eram. Por exemplo, descobri que o Bento dormia muito na casa do Sérgio e do Samuel. Na do Dinho também. Quando conversava com a família, eles falavam: 'Seu tio dormia muito lá em casa, e gostava disso também, fazia tal coisa'", revela.

Do teatro para o cinema

Ruy Brissac é intérprete do vocalista Dinho na produção. Antes do filme, em 2016, o ator protagonizou O Musical Mamonas, espetáculo que acompanhava a história do grupo, e chamou a atenção pela semelhança física com o cantor.

Na mesma época, o artista participou de um teste de elenco para a cinebiografia. Após alguns anos, as atividades da produção foram retomadas em 2023. De volta ao projeto, Brissac se mostra contente com a transição do teatro ao cinema.

"O grande desafio foi até diferenciar o teatro do cinema, porque são linguagens de interpretação totalmente diferentes. O teatro é uma interpretação grande, caricata, em que a pessoa na última fila da plateia tem que ver. No cinema, você tem que reduzir, porque a câmera já te deixa grande. Quanto mais você, quanto mais natural, melhor", comenta.

Para o audiovisual, ao construir a relação familiar de Dinho, Brissac precisou de uma preparação mais detalhada. Assim, o ator também entrou em contato com os parentes do vocalista.

"A mãe do Dinho falava sempre: 'O Dinho não me chamava de mãe, me chamava de mainha'. Isso já me dava uma característica nova", diz. "Eu misturei o Ruy com o Dinho. A gente é muito parecido. Eu tinha que usar essa ferramenta para trazer esse ser humano. Misturei as duas personalidades, todas as informações de família e amigos."

Mamonas Assassinas: O Filme mostra a criação e a ascensão do grupo musical formado pelos jovens Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec (Robson Lima), Sérgio Reoli (Rhener Freitas) e Samuel Reoli (Adriano Tunes). O filme estreia em 28 de dezembro nos cinemas. Assista ao trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.