Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE ALFONSO CUARÓN

Netflix lança trailer de Roma, filme que representará o México no Oscar 2019

Carlos Somonte/Netflix

O mexicano Alfonso Cuarón dirige a atriz Yalitza Aparicio nos bastidores do filme Roma, da Netflix - Carlos Somonte/Netflix

O mexicano Alfonso Cuarón dirige a atriz Yalitza Aparicio nos bastidores do filme Roma, da Netflix

REDAÇÃO

Publicado em 13/11/2018 - 13h02

A Netflix lançou nesta terça (13) o trailer do filme Roma, escrito e dirigido por Alfonso Cuarón. O longa foi escolhido para representar o México na disputa de melhor filme estrangeiro do Oscar 2019. A produção chegará a alguns cinemas em 21 de novembro e estreará na plataforma de streaming em 14 de dezembro. A estratégia de lançamento antecipado nas telonas é justamente para poder concorrer à premiação.

Roma conta a história de Cleo (Yalitza Aparicio), uma jovem empregada doméstica que trabalha para uma família em Roma, bairro de classe média na Cidade do México dos anos 1970. Em um projeto bastante pessoal, Cuarón revisita a própria infância para criar um retrato intimista e comovente de uma família tentando manter o equilíbrio em uma época de conflitos pessoais e turbulências políticas.

O longa marca a volta de Cuarón à direção pela primeira vez desde Gravidade (2013), pelo qual ele ganhou os Oscars de melhor direção e edição. O mexicano também foi indicado ao prêmio máximo do cinema pelos roteiros de Filhos da Esperança (2006) e E Sua Mãe Também (2001).

Além do currículo do diretor, Roma entra na corrida pelo prêmio com a vantagem de ter vencido o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, um dos mais conceituados do mundo. Na história do Oscar, o México foi indicado oito vezes a melhor filme estrangeiro: a mais recente foi em 2010, com Biutiful, do diretor Alejandro González Iñárritu.

Segundo o site IndieWire, especializado em cinema independente, Roma tem chances de emplacar uma vaga não apenas entre os filmes estrangeiros, mas também nas categorias de atriz, diretor, fotografia, design de produção, edição e até mesmo melhor filme.

Se o investimento da Netflix em Roma resultar em uma indicação à estatueta, será a primeira vez que a plataforma de streaming concorrerá a melhor filme estrangeiro. Também marcará a estreia da gigante na premiação com um filme de ficção original. Neste ano, Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi concorreu a quatro Oscars, mas era uma aquisição da plataforma, não uma produção original _tanto que, no Brasil, o longa sequer está disponível no catálogo.

Confira o trailer de Roma:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.