Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NESTA TERÇA-FEIRA

Monstros S.A. na Sessão da Tarde: Cinco curiosidades sobre o filme da Disney

REPRODUÇÃO/DISNEY

Mike, Boo (escondida atrás de Sully), Sully e Randall em cena de Monstros S.A. (2001)

Mike, Boo, Sully e Randall em Monstros S.A. (2001), filme da Sessão da Tarde desta terça (11)

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 11/8/2020 - 4h49

A Globo exibe a animação Monstros S.A. na Sessão da Tarde desta terça-feira (11), às 14h56 (horário de Brasília). Lançado em 2001, o filme da Disney mostram a rotina de trabalho na maior fábrica de processamento de gritos de Monstrópolis. O astro do susto Sulley e seu assistente Mike entram em uma cilada quando deixam uma menina, considerada altamente tóxica e perigosa, invadir a cidade.

Na dimensão paralela, a principal fonte de energia dos monstros provém da coleta dos gritos das crianças humanas. Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos existente. A empresa constrói portais que levam as criaturas para os quartos dos pequenos, onde elas poderão lhes dar sustos e gerar a fonte de energia necessária para a sobrevivência da cidade.

Entre os monstros que lá trabalham, o mais assustador é James P. Sullivan, um grande e intimidador monstro de pelo azul e chifres. Chamado de Sulley por seus amigos, ele é a celebridade da fábrica e conta com ajuda de seu assistente, Mike Wazowski, um pequeno ser verde de um olho só, para manter a popularidade e os altos índices de susto.

Porém, ao visitar o mundo dos humanos a trabalho, Mike e Sulley conhecem Boo, uma garotinha que acaba sem querer indo parar na dimensão deles. Os monstros acreditam que as crianças são tóxicas e entram em pânico quando descobrem que a menina está solta pela cidade. Os protagonistas, então, fazem de tudo para levar Boo de volta para casa, mas enfrentam desafios complicados.

Confira cinco curiosidades sobre o longa ganhador do Oscar de melhor canção:

Que trabalhão

Cada enquadramento das cenas de Sulley demorou em média de 11 a 12 horas para ser processado. O motivo? Os pelos do personagem precisaram ser animados um a um. E sabe quantos fios de cabelo o monstro possui em todo o corpo? 2.320.413. Pois é, imagina o trabalho que deu!

A pequena Boo

Boo foi descrita originalmente como uma criança de seis anos de idade, mas os produtores resolveram a reescrever como um bebê para que ela ficasse mais dependente de Sulley. Além disso, o verdadeiro nome da personagem é Mary Gibbs, justamente o nome da garotinha que a dublou.

Mary era tão pequena que foi difícil fazê-la ficar no estúdio e representar suas falas. Em vez disso, os produtores a seguiram com um microfone, gravaram todos os sons dela e cortaram as falas de Boo de acordo com as coisas que a dubladora disse enquanto brincava. Para fazer Mary Gibbs rir na hora certa, o diretor Peter Docter a entretinha com fantoches de meia na cabine de gravação.

Muitas mudanças

Monstros S.A. sofreu muitas alterações até o resultado visto nos cinemas. No rascunho original do roteiro, Sulley não era assustador, mas um faxineiro chamado Johnson e com pelo marrom. Além disso, Mike era o assistente de Randall --que se chamaria Ned. Em outro rascunho, Sulley era o assistente de Randall.

George Sanderson (o personagem que sempre é pego pelo CDA para emergências de 2319) é o monstro que deveria ser o protagonista do conceito original do filme. Ele seria desajeitado e não conseguiria assustar ninguém. Até que uma garota tímida o ensinaria como ser assustador. George, na versão final, é da mesma cor e o mesmo tipo de monstro que representaria nos roteiros originais.

Trabalho em equipe

Os dubladores John Goodman (Sulley) e Billy Crystal (Mike) gravaram algumas falas juntos em uma mesma sala. Este processo é incomum em longas de animação, em que os atores costumam trabalhar sozinhos, e as dublagens são gravadas separadamente. Steve Buscemi (Randall) e Frank Oz (o assistente Fungus) também gravaram suas falas juntos para a cena do banheiro.

Dublagem de Roz

A voz da Roz foi feita como uma brincadeira por Bob Peterson, um dos responsáveis pelos roteiros do filme. A dublagem seria substituída mais tarde, mas acabou ficando tão boa que entrou na versão final. Bob Peterson também foi responsável pela voz de Dug em Up - Altas Aventuras (2009).

Assista abaixo ao trailer de Monstros S.A., atração da Sessão da Tarde:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.