FILME NACIONAL
Fotos: Divulgação/Star Distributions
Julia Rabello, Natália Lage e Thati Lopes em cena de La Situación: mulheres no escracho
O filme nacional La Situación, estreia da semana nos cinemas, é uma comédia escrachada na linha de Se Beber, Não Case (2009), só que com mulheres como protagonistas --algo incomum no gênero besteirol. O roteiro também é feminino, assinado por Carolina Castro e Natalia Klein, mas a direção ficou com Tomás Portella (de Impuros). E o cineasta teve de tomar muitos cuidados para contar essa história fora de seu lugar de fala.
"O grande desafio foi eu, homem, fazer um filme sobre mulheres, em que elas são as protagonistas, levam a história para a frente e resolvem tudo. Então, me cerquei de mulheres para não fazer besteira. Acho que, se não estou no meu lugar de fala, tenho de estar rodeado de pessoas que vão poder me ajudar", admite Portella em conversa exclusiva com o Notícias da TV.
"Eu tinha a Iafa Britz como nossa produtora central da coisa, a Carol e a Natalia como roteiristas, três atrizes incríveis [Julia Rabello, Natália Lage e Thati Lopes]. E todas elas se sentaram comigo para ensaiar, mas principalmente para eu escutar, tomar porrada, entender onde eu estava errando e como podia melhorar."
Antes de La Situación, Portella já havia dirigido a comédia Qualquer Gato Vira-Lata (2011) e o drama esportivo 4x100 - Correndo por um Sonho (2021), ambos com protagonismo feminino. "Tenho esse histórico na carreira, 4x100 foi totalmente centrado no universo das mulheres. Mas foi importante e também uma delícia poder estar nesse lugar de escuta agora", resume.
Para as atrizes, atuar em uma comédia que coloca as mulheres em uma posição que tradicionalmente é ocupada por homens também é algo a ser celebrado. "Acho que já estava mais do que na hora, né? As mulheres estão se posicionando cada vez mais, conseguindo esse lugar de destaque", aponta Natália Lage.
"A gente ainda está tateando esse lugar, entendendo como é o protagonismo feminino, porque não é igual ao masculino. Precisa ter outras idiossincrasias porque, enfim, nós somos diferentes. Mas eu acho que é muito importante que existam esses filmes, cada vez mais. E para a gente é uma honra fazer algo com que outras mulheres se identifiquem, se vejam, se reconheçam e se espelhem de alguma maneira", filosofa a atriz.
"Mesmo que nenhuma das três personagens seja muito exemplo para ninguém (risos)", continua Natália. "Mas é uma liberdade também não precisar ser exemplo de nada", intervém Julia Rabello. "E cada uma na sua, né? Cada uma é de um jeito, quer uma coisa da vida. Não é porque são três mulheres fortes que precisam ser iguais, não existe essa caixinha", conclui Thati Lopes.
As estrelas da comédia La Situación: girl power
La Situación conta a história de Ana (Natália), uma mulher infeliz na vida pessoal e profissional, que vê a oportunidade de uma reviravolta quando recebe a notícia de que sua avó que morava na Argentina morreu e deixou para ela uma herança. Ela decide viajar para o país vizinho ao lado da melhor amiga, Letícia (Julia), que também atravessa uma crise existencial com o marido e os filhos. A excêntrica prima Yovanka (Thati) também se enfia na jornada, a contragosto das outras protagonistas.
Como em todo bom road movie, as três acabam envolvidas em diferentes situações a cada cenário da viagem e chegam a ser confundidas com perigosas traficantes internacionais. Com um policial federal (Dudu Azevedo) na cola, elas ainda conseguem ter uma noitada no karaokê, lidar com uma crise de absorventes e até liderar um levante contra o capitalismo.
"É engraçado quando você pensa em tudo o que a gente viveu durante as gravações. Porque cada hora é uma situação! É um road movie, então a cada pedacinho, a cada lugar que a gente ia, era um perrengue diferente. De cara eu já penso em umas cinco coisas diferentes, mas logo depois me vêm mais cinco, porque acontece de tudo. As loucuras só vão passando", conta Thati.
Não pense, porém, que La Situación se aproveita de ter mulheres nos papéis principais para dar lições sobre feminismo. "A gente tinha uma coisa de não levantar bandeiras e simplesmente naturalizar o protagonismo delas. Não é um tema do filme ser sobre mulheres, ele é e pronto. Tem questões femininas, elas são as senhoras de seus destinos, e a gente avança daí", diz Portella. "A melhor forma de militar é naturalizar", concorda a produtora Iafa Britz.
La Situación está em cartaz nos cinemas brasileiros desde quinta-feira (23). Confira o trailer da comédia nacional:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.