Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LONGA DE FICÇÃO

Globoplay lança primeiro filme exclusivo com Fabrício Boliveira e Bárbara Colen

Divulgação/TV Globo

Fabrício Boliveira dirige táxi à noite em cena do filme Breve Miragem de Sol, do Globoplay

Fabrício Boliveira vive o taxista Paulo em Breve Miragem de Sol, primeiro filme de ficção do Globoplay

REDAÇÃO

Publicado em 28/8/2020 - 15h02

Breve Miragem de Sol (2019), longa nacional protagonizado por Fabrício Boliveira e Bárbara Colen, estreia neste domingo (30) no Globoplay como o primeiro filme de ficção exclusivo da plataforma. Dirigida por Eryk Rocha, a produção conta a história de Paulo, um homem recém-divorciado que se torna taxista em busca de um recomeço.

Vivido por Boliveira, o protagonista vê no novo trabalho a chance não só de mudança, mas também de se reaproximar de seu filho, Mateus. Circulando pelo Rio de Janeiro, Paulo se depara com o caos e frenesi que marcam as madrugadas de uma das cidades mais famosas do mundo.

Criado na capital fluminense, Rocha explica que o Rio, com sua intensidade, é um dos personagens do longa. Para ele, os trabalhadores da noite são figuras centrais na representação da cidade.

"Os trabalhadores e habitantes que transitam pela noite da cidade, especialmente os taxistas, sempre me interessaram. Eles são os que ouvem e propagam as histórias, são testemunhas vivas do nosso tempo", diz o cineasta.

Mesmo sendo uma produção de ficção, o diretor considera que Breve Miragem de Sol também se abre ao documentário, como se fosse uma leitura do cotidiano dos cariocas. "O filme tem algo do 'diário de um trabalhador', e todos os momentos dele fazem parte da sua vida".

Para Rocha, fazer com o que o espectador se identifique com Paulo é fundamental para a experiência do filme. Da montagem à fotografia, todos os elementos do longa foram criados para pulsar e incorporar a experiência do taxista na madrugada da Cidade Maravilhosa.

"A ideia é  jogar o espectador para dentro daquele táxi, fazê-lo virar o Paulo e vivenciar esse turbilhão de experiências de um homem que está em constante movimento, em embate com esse 'país-labirinto' chamado Brasil".

Divulgação/TV  Globo

Bárbara Colen vive a enfermeira Karina, uma das passageiras de Paulo durante a madrugada

Ficção com espírito documental

Com uma equipe reduzida trabalhando na produção do filme, Breve Miragem de Sol levou sete semanas para finalizar suas filmagens. Cerca de 50 pessoas colaboraram.

Segundo Bárbara, que interpreta a enfermeira Karina, filmar nas ruas do Rio de Janeiro permitiu que a história sofresse constantes mudanças. "Tudo estava em aberto, esperando ser transformado pelas circunstâncias reais que vivíamos na filmagem de cada cena", comenta.

Mesmo que a história mostre apenas o recorte do Rio de Janeiro, na visão de Rocha, o filme expressa a realidade de muitos brasileiros ao redor do país. "Paulo é um narrador do nosso tempo, em movimento, imerso no caldeirão de uma metrópole latino-americana e de um país em transe", conclui.

Breve Miragem de Sol fez a sua estreia no circuito internacional durante o festival BFI de Londres, em 2019. Também no ano passado, pelo Festival do Rio, Fabrício Boliveira foi premiado com a estatueta de Melhor Ator por sua atuação no filme.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.