Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

L.O.C.A.

Filme com Mariana Ximenes faz justiça para mulheres chamadas de 'loucas'; entenda

Divulgação/Conspiração Filmes

Roberta Rodrigues, Débora Lamm e Mariana Ximenes atrás das grades em foto promocional do filme L.O.C.A.

Roberta Rodrigues, Débora Lamm e Mariana Ximenes formam o trio protagonista de L.O.C.A.

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 15/8/2021 - 6h35

Novo filme protagonizado por Mariana Ximenes (Nos Tempos do Imperador), L.O.C.A (2021) estreia neste domingo (15) no Telecine Premium e já está disponível no serviço de streaming do hub de cinema. Dirigido, escrito e estrelado por mulheres, o longa chega para fazer justiça àquelas chamadas de "loucas" pelos homens.

L.O.C.A. é a sigla para Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor, um grupo de apoio criado para auxiliar mulheres que "amam demais". Lideradas por uma psicóloga especializada em relacionamentos, as integrantes ajudam umas as outras a lidarem com a carga emocional excessiva trazida por seus relacionamentos.

Na trama, que completa seu trio principal com Débora Lamm e Roberta Rodrigues, Mariana vive Manuela, jornalista de uma revista voltada para mulheres que sofre por não ser assumida por seu namorado, Carlos (Fábio Assunção).

Professor universitário, Carlos culpa sua recente separação para não entrar de cabeça na relação com Manuela. Diante de várias recusas do amado, a protagonista surta e acaba indo de encontro a Elena (Débora Lamm), uma desconhecida que a indica o grupo de apoio L.O.C.A.

A princípio, Manuela entende que não se encaixa no grupo, mas seu faro jornalístico a leva a se infiltrar entre as iniciantes para escrever uma matéria que possa ajudar a levantar sua carreira e a reputação da revista. Uma vez dentro do L.O.C.A., ela também conhece Rebeca (Roberta Rodrigues), formando assim um trio quase inseparável com suas novas amigas.

Tanto Elena quanto Rebeca enfrentam problemas em seus relacionamentos. Apesar de acreditarem que seus parceiros estão sendo infiéis, elas não conseguem romper. Não importa o tamanho da briga, a dupla sempre acaba retornando para os braços de seus amados.

Criado como uma comédia, L.O.C.A. usa o humor para mostrar o que poderia acontecer quando as mulheres são levadas aos seus limites. Sobreviventes de relacionamentos tóxicos, elas acabam utilizando meios nada convencionais para se vingar de seus parceiros, que fazem de tudo para direcionar a culpa de volta para as três.

Diretora e corroteirista do longa, Claudia Jouvin afirmou em coletiva que o projeto é uma forma de ressignificar o adjetivo "louca", usado pelos homens de forma pejorativa. Através das ações de Manuela e suas amigas, ela reforça que o trio é vítima dos relacionamentos tóxicos em que vivem e acabam extrapolando na resposta por passarem anos sendo oprimidas.

O machismo estrutural é retratado no filme de diversas maneiras. No caso de Manuela, além de ficar presa aos caprichos de Carlos, ela sofre com o abuso moral e a pouca valorização de Estevão (Otávio Müller), seu chefe. O simples fato de um homem hétero branco liderar uma equipe formada por mulheres em uma revista com viés feminista é uma crítica em forma de ironia.

Apesar de apontar o dedo para os homens de sua história, o filme tem o cuidado de não generalizar. Um bom exemplo disso é a relação entre a irmã e o cunhado de Manuela. Apesar de serem mais novos, os dois já são pais e entendem que a vida amorosa da protagonista não vinga diante de vícios pouco saudáveis. No caso deles, há harmonia e comprometimento, e o sucesso no casamento surge como um fio de esperança para aqueles que já perderam a fé no amor.

Se a busca por justiça para mulheres rotuladas como loucas por seus parceiros ainda não terminou, L.O.C.A. ajuda a colocar holofotes em cima dos problemas reais: homens e seus comportamentos tóxicos dentro de relacionamentos. Na base do humor, o longa encontra alternativas para divertir e refletir da melhor forma possível.

O Telecine Premium exibe o filme neste domingo, às 22h. Assista ao trailer oficial de L.O.C.A.:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.