Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CINEMA NO STREAMING

De O Irlandês a Lavanderia: Tudo sobre os filmes da Netflix na corrida pelo Oscar

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

O ator Robert De Niro como Frank Sheeran, em O Irlandês, e Meryl Streep como Ellen Martin, em A Lavanderia

Netflix no Oscar 2020: Robert De Niro protagoniza O Irlandês; Meryl Streep é destaque em A Lavanderia

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 6/11/2019 - 4h53

Após 15 indicações e quatro estatuetas na última edição do Oscar, a Netflix deve ter ainda mais força na principal premiação do cinema mundial em 2020. Cinco filmes originais do serviço de streaming aparecem nas listas de cotados, com destaque para o ainda inédito O Irlandês, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro, Joe Pesci e Al Pacino.

Segundo o site Gold Derby, que analisa a probabilidade de cada longa no Oscar, o drama com o trio de astros de Hollywood promete ser o arrasa-quarteirão na próxima edição, com o maior número de indicações e favorito nas principais categorias, como melhor filme, diretor e ator.

A Lavanderia, História de Um Casamento, Meu Nome É Dolemite e Dois Papas também estão bem colocados na corrida pelo prêmio. O cenário para a Netflix em 2020 é bem melhor do que o deste ano, quando apenas Roma aparecia nas categorias mais importantes.

A produção mexicana dirigida por Alfonso Cuarón disputou dez estatuetas e foi a obra com mais indicações no ano (empatada com A Favorita). Venceu três (diretor, filme estrangeiro e fotografia), mas não ganhou a mais cobiçada: a de melhor filme, que ficou com Green Book: O Guia.

Depois de gastar bilhões para se firmar como produtora de séries relevantes, a Netflix também começou a investir pesado em filmes. Fechou acordos com nomes de peso para trabalhar em seus longas exclusivos, tanto à frente como atrás das câmeras. A plataforma já se define como a nova casa do cinema.

O projeto ambicioso pode ser confirmado em 2020. Dos cinco longas Netflix cotados para o prêmio, dois já estão disponíveis no catálogo do streaming. Outros três serão lançados ainda neste ano. Assista aos trailers abaixo e saiba tudo sobre eles:

A Lavanderia

Disponível no catálogo desde 18 de outubro, o longa pode ser classificado como "o primeiro filme da Meryl Streep na Netflix". Ela é a artista com o maior número de indicações na história do Oscar: concorreu a 21 estatuetas e ganhou três. Apesar de ser considerada azarona em 2020, nunca é recomendado deixá-la fora de uma lista de cotados para o prêmio.

Em A Lavanderia, Meryl interpreta Ellen Martin, uma mulher que luta para receber o pagamento da indenização após seu marido em um acidente de barco. O longa, que também pode ser indicado por roteiro adaptado, é baseado na história real do escândalo Mossack Fonseca. Vencedor do Oscar de melhor ator em 2018, Gary Oldman também está no elenco.

Meu Nome É Dolemite

Um dos atores de comédia mais populares entre as décadas de 1980 e 2000, Eddie Murphy foi indicado para o Oscar apenas uma vez: em 2007, ele disputou como melhor ator coadjuvante pelo drama Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho. Mas mesmo seus maiores sucessos de humor nas bilheterias sempre fracassaram na avaliação da crítica. Isso pode mudar agora.

Por Meu Nome É Dolemite, lançado em 25 de outubro na Netflix, Murphy é um dos favoritos na disputa de melhor ator. Ele interpreta Rudy Ray Moore, um vendedor de discos de uma loja pequena que luta para fazer sucesso como cantor e comediante. Baseado em uma história real, o longa ainda pode aparecer nas listas de melhor roteiro original e atriz coadjuvante (Da'Vine Joy Randolph), além de categorias menores, como figurino e design de produção.

O Irlandês

Principal aposta da Netflix para o Oscar 2020, o filme conta com vencedores no prêmio mais importante do cinema mundial. O diretor Martin Scorsese conquistou uma estatueta em 2007, com Os Infiltrados, enquanto cada um do trio principal do elenco, Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, também tem um prêmio.

O longa é o principal cotado para melhor filme, diretor, ator (De Niro), ator coadjuvante (Pacino e Pesci), roteiro adaptado, edição, fotografia e design de produção. O Irlandês é focado no crime organizado nos Estados Unidos pós-guerra e é contado sob a perspectiva do veterano da Segunda Guerra Mundial, Frank Sheeran (De Niro). Ficará disponível na Netflix a partir de 27 de novembro.

História de Um Casamento

Apesar de ainda pouco comentado no Brasil, o longa promete dar o que falar no Oscar 2020. Além de melhor filme e roteiro original, aparece como um dos favoritos nas categorias de melhor diretor (Noah Baumbach), ator (Adam Driver), atriz (Scarlett Johansson), atriz coadjuvante (Laura Dern) e edição.

Elogiado nos festivais de Veneza, Telluride, Londres, Toronto e Nova York, os cinco maiores de cinema, o drama que é focado em um traumático divórcio será lançado pela Netflix em 6 de dezembro.

Dois Papas

O longa sobre os bastidores da transição de poder da Igreja Católica do papa Bento 16 (Anthony Hopkins) para o então cardeal Jorge Mario Bergoglio (Jonathan Pryce) tem um brasileiro atrás das câmeras: Fernando Meirelles, que dirige o filme e já foi indicado ao Oscar por Cidade de Deus em 2004.

Apesar de não aparecer como um dos principais cotados para melhor diretor por Dois Papas, Meirelles pode ter seu filme premiado na categoria de roteiro adaptado, além de ver Anthony Hopkins, que já conquistou uma estatueta em 1992 por O Silêncio dos Inocentes, tentar um novo Oscar em 2020 como coadjuvante. Jonathan Pryce também é bem cotado entre os atores principais. O filme ficará disponível em 20 de dezembro na Netflix.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.