Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Programe-se

Canal exibe maratona de 10 horas com filmes da saga Harry Potter

Fotos Divulgação/Warner Bros.

O ator Daniel Radcliffe em cena do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix - Fotos Divulgação/Warner Bros.

O ator Daniel Radcliffe em cena do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix

GABRIEL PERLINE

Publicado em 25/9/2015 - 5h16

O canal TBS muitodivertido reservou uma boa parte de sua programação deste sábado (26) para o universo fantástico da saga Harry Potter. Na Maratona Hogwarts, quatro dos oito filmes da bilionária franquia da Warner Bros. entram em cartaz sequencialmente. 

No total, serão mais de dez horas dedicadas à história do bruxo adolescente, um ótimo convite aos praticantes do "binge watching", termo americano aplicado aos viciados em assistir, de uma só vez, diversos episódios de uma série ou de filmes, passando horas diante da TV.

A maratona começa pelo segundo filme da saga, Harry Potter e a Câmara Secreta (2002), às 15h10, e termina na madrugada de domingo (27) com o quinto longa inspirado na obra da escritora britânica J.K. Rowlling, Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007). Todos os filmes estão na lista dos 50 mais lucrativos da história do cinema.

Com direção de Chris Columbus, Harry Potter e a Câmara Secreta mostra o retorno do bruxo a Hogwarts após um período de férias frustradas em que passou boa parte trancado em um quarto na casa de seus tios trouxas (palavra que designa quem não nasceu com DNA de bruxo).

Na trama, Potter descobre a existência da Câmara Secreta e a lenda por trás de sua criação. Ela foi construída por Salazar Sonserina, um dos fundadores de Hogwarts, que havia escondido um monstro dentro da câmara para matar todos os alunos nascidos trouxas ou meio-trouxas, mantendo a hegemonia da "raça pura" dentro da escola de magia.

O segundo filme a ser exibido é Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), a partir das 17h50. O enredo se aprofunda na história de Harry Potter, revelando detalhes de seu passado e de seus antepassados que ele desconhecia.

Começa com Potter novamente na casa dos tios durante as férias, da qual ele foge após enfeitiçar uma tia mesquinha que o visitou. A caminho de Hogwarts, surge o boato de que um assassino e seguidor de Voldemort, prisioneiro de Azkaban, conseguiu se libertar e está atrás do adolescente para matá-lo.

O filme passa a mensagem de que não devemos acreditar em qualquer boato, já que revela a real identidade desse suposto assassino e aponta quem são os verdadeiros vilões dessa etapa da franquia.

Rupert Grint, Daniel Radcliffe e Emma Watson em Harry Potter e o Cálice de Fogo

Às 20h05 está prevista a exibição de Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), primeiro filme da saga a mostrar pela primeira vez, em carne e osso, o grande inimigo de Potter: o poderoso bruxo Voldemort.

O cálice de fogo é usado pelo Ministério da Magia para eleger os competidores para o campeonato Tribuxo que, por regra, escolhe três alunos de cada escola, com a idade mínima de 17 anos. Mas Potter, com 14, torna-se o primeiro a quebrar essa regra e acaba escolhido para ser um dos representantes da Grifinória.

Feliz por ter sido escolhido, ele desperta a inveja e a ira de seus amigos mais próximos. Mas o principal problema enfrentado por Harry são os ataques constantes feitos pelos Comensais da Morte, que o coloca em situações de risco de morte e também o faz a ficar diante, pela primeira vez, de Voldemort.

Encerrando a maratona, entra em cena Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007), filme que marca a instauração do caos dentro de Hogwarts e a presença constante de Voldemort na tentativa de acabar com a vida do jovem bruxo.

Potter e Alvo Dumbledore tentam alertar a todos sobre os perigos que correm com a aproximação do grande vilão, mas os colegas e demais líderes da escola passam a ignorá-los, acreditando que ambos estão fantasiando.

A situação se agrava com a nomeação da megera Dolores Umbridge ao cargo de primeira Alta Inquisidora da escola. Ela promove uma série de demissões de bons bruxos de Hogwarts e elege outros, de caráter duvidoso, a cargos de confiança.

Todos passam a tratar Potter e Dumbledore como loucos por espalharem a notícia de que Voldemort está prestes a invadir a escola. Só depois que o adolescente é perseguido e atacado pelo grande vilão é que todos percebem que eles não estavam errados.


MARATONA HOGWARTS - SÁBADO (26), NO TBS

► Harry Potter e a Câmara Secreta, às 15h10

 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, às 17h50

 Harry Potter e o Cálice de Fogo, às 20h05

 Harry Potter e a Ordem da Fênix, às 22h35


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.