Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Universo Paralelo

Canal celebra obra de Tim Burton com nove horas de fantasia gótica

Warner Bros./Divulgação

Cena do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), protagonizado por Johnny Depp - Warner Bros./Divulgação

Cena do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), protagonizado por Johnny Depp

GABRIEL PERLINE

Publicado em 3/6/2016 - 5h10

Criador de personagens que marcaram a história do cinema e mestre na arte de unir terror e humor, o cineasta Tim Burton, 57 anos, será homenageado pelo canal TNT neste sábado (4) com uma maratona que contempla cinco filmes de seu aclamado repertório, como a animação A Noiva-Cadáver e a releitura do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate. Serão nove horas consecutivas de fantasia gótica no ar.

Revelado nos anos 1980, Tim Burton passou a conquistar fãs pelo mundo por sua maneira de fazer cinema. Suas obras são conhecidas por criarem universos surreais com elementos góticos e por mostrar o lado sensível de personagens tratados, à primeira vista, como vilões. Seus protagonistas, na maioria das vezes, são figuras esquisitas, tímidas e mal compreendidas.

A animação A Noiva-Cadáver (2005) abre a maratona, às 12h30, com Johnny Depp e Helena Bonham Carter, dois atores bastante presentes nas obras de Burton, dando voz aos personagens principais. A produção foi elogiada pela crítica, teve um bom faturamento nas bilheterias e recebeu uma indicação ao Oscar.

À primeira vista, o enredo soa macabro, mas é bastante inovador. O tímido Victor Van Dort está prestes a se casar com Victoria Everglot. No ensaio de seu casamento, ele fracassa ao tentar pronunciar os votos e corre para a floresta, com vergonha. Escondido e sozinho, ele consegue dizer a sua fala e coloca a aliança em um suposto galho de árvore que, na verdade, é o braço esquelético de Emily, a noiva-cadáver. Ela acredita que eles acabaram de se casar e o transporta para o mundo dos mortos. Lá, Victor descobre as maldades do mundo dos vivos e retorna para acabar com a ação de seus inimigos.

Na sequência, será exibida mais uma animação pouco convencional de Burton: Marte Ataca! (1996). Como o título denuncia, o enredo mostra criaturas do planeta vizinho invadindo a Terra, local em que pretendem construir um parque de diversões. O problema é que a raça humana corre risco de extinção caso as devidas medidas não sejam tomadas.

Último desenho animado da programação, Frankenweenie (2012) entra no ar às 16h, um suposto crossover entre o clássico Frankenstein (1931) e a animação A Noiva-Cadáver. O filme concorreu ao Oscar na categoria animação, teve um faturamento tímido (US$ 81,5 milhões) para os padrões das obras de Tim Burton, mas obteve boas avaliações da crítica.

Conta a história de Victor Frankenstein, um garoto que vê seu melhor amigo, o cão Sparky, morrer em um acidente de carro. Com a ajuda de seu professor de ciências, ele consegue ressuscitar o bichinho com a aplicação da bioeletricidade. Seu amigo, Edgar, descobre o que ele fez para reviver o cão e decide trazer todos os mascotes mortos de seus amigos de volta à vida. O problema é que tudo começa a dar errado e Victor, com a ajuda de Sparky, precisa corrigir o desastre anunciado.

warner bros./divulgação

Johnny Depp interpretou o vampiro Barnabas Collins no filme Sombras da Noite (2012)

Primeiro filme da maratona que homenageia Tim Burton, Sombras da Noite (2012) mistura terror, romance e comédia e conta com um elenco poderoso, composto por Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter, Christopher Lee, Eva Green e Chloë Grace Moretz.

O enredo começa em 1760 e mostra o playboy Barnabas (Depp) tentando seduzir a bruxa Angelique Bouchard (Eva Green). Ela descobre que o rapaz é apaixonado por Josette (Bella Heathcote) e decide transformá-lo em um vampiro. Somente em 1972 ele é libertado e, sem rumo, retorna à sua antiga mansão, onde conhece seus descendentes e se apaixona pela tutora Victoria (também interpretada por Bella Heathcote), muito parecida com sua paixão de 200 atrás.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) encerra o especial, com Johnny Depp na pele do exótico Willy Wonka, dono da fábrica de chocolate mais amada pelos personagens da história. O filme tem um enredo obscuro e cômico, já que Wonka comete atrocidades com algumas crianças que entram em sua propriedade.

A história acompanha a saga de Charlie Bucket (Freddie Highmore), um garoto pobre que tem a oportunidade de realizar o sonho de conhecer a fábrica de chocolates. Além dele, outras crianças são levadas ao passeio, onde conhecem os estranhos Oompa-Loompas, homens de 30 centímetros de altura que trabalham no local. No trajeto, traços da personalidade de Willy Wonka são revelados, e o jovem Charlie desvenda os mistérios por traz de seu ídolo.


ESPECIAL O MUNDO DE TIM BURTON - SÁBADO (4), NO CANAL TNT

►A Noiva-Cadáver, sábado (4), às 12h30

►Marte Ataca!, sábado (4), às 14h

►Frankenweenie, sábado (4), às 16h

►Sombras da Noite, sábado (4), às 17h30

►A Fantástica Fábrica de Chocolate, sábado (4), às 19h30


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Prêmio NTV Melhores do ano

Leia também

Enquete

Qual foi o melhor telejornal ou programa jornalístico do ano?

Web Stories

+
Divórcio, tragédia e treta: 5 notícias que peões de A Fazenda 13 não sabemJuan Paiva rouba a cena em Um Lugar ao Sol; conheça a história do atorGui Araujo deixa A Fazenda 13 após expor lado prepotente e preconceituoso; relembreDe série na Netflix a aposentadoria: Por onde anda o elenco de O Cravo e a Rosa?Vladimir Brichta contracena com a filha em Quanto Mais Vida, Melhor; veja outros casos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas