REDE SOCIAL
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Elon Musk e Alexandre de Moraes em entrevistas; ministro do STF mandou intimou o dono do X
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes mandou uma intimação para Elon Musk na noite de quarta (28) e ameaçou suspender as atividades do X no Brasil. O magistrado exigiu que o empresário indique um novo representante legal da rede social no país. Não demorou muito para que os termos "O Twitter vai acabar", "O Twitter morreu" e "Adeus, Twitter" entrassem nos assuntos mais comentados entre os internautas.
A discussão começou em 17 de agosto, quando a conta global do X publicou um comunicado falando sobre as ações do ministro. "Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações", alegou a equipe.
"Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal."
"Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil", informou a nota.
"Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer --democracia ou Alexandre de Moraes", afirmaram.
Na noite de quarta (28), o perfil oficial do STF respondeu a postagem com o mandado de intimação.
"A Secretaria Judiciária deste Supremo Tribunal Federal proceder à intimação por meios eletrônicos de Elon Musk, da decisão proferida nos autos em epigrafe em 18/8/2024, que determinou a indicação, em 24 (vinte e quatro) horas, do nome e qualificação do novo representante legal da X Brasil em território nacional, devidamente comprovados junto a JUCESP, sob pena de imediata suspensão das atividades da rede social X (antigo Twitter) até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas, nos termos do artigo 12, inciso 3, da Lei n°. 12.965/14. Cumprida a medida ora determinada, deverá a Secretaria comunicar imediatamente a este relator."
Musk reagiu à intimação com deboche. "Um dia, Alexandre, essa imagem de você na prisão será real. Guarde minhas palavras", escreveu num post com a foto de um homem parecido com o ministro atrás das grades.
"Você gosta do meu papel higiênico?", completou, com a imagem de um rolo de papel escrito "Alexandre". "Este 'juiz' violou repetidamente as leis que jurou defender", alegou.
O empresário ainda pediu para a inteligência artificial "Gerar uma imagem como se Voldemort e Lorde Sith tivessem um filho e ele se tornasse juiz no Brasil", comparando Moraes com personagens das franquias Harry Potter e Star Wars.
REPRODUÇÃO/X
Postagens de Musk contra Moraes
A intimação de Moraes rapidamente virou assunto no X, e os usuários da plataforma capricharam na produção de memes. "E mais uma vez está acontecendo o evento canônico de dizerem que o Twitter vai acabar", escreveu Daniel Dewatter.
"O Twitter vai acabar e vou ter que usar essa bomba que é o Threads", reclamou Gui, citando a rede social da Meta. "O Twitter vai acabar e ninguém nunca chamou esse site de X", disparou Angelo Pilla.
"Se o Twitter acabar, toda a população que cresceu nesse site vai ficar desabrigada pelos cantos da internet", soltou Paiva. "O Twitter vai acabar porque nem o Alexandre de Moraes aguentou vocês com a novela Pé de Chinesa e o social media da Narcisa", zombou Krish, em referência aos assuntos que dominaram a rede social nos últimos dias.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas