INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
REPRODUÇÃO/X
Imagens falsas de Davi Brito e Jade Picon, feitas com IA, para divulgar a novela Pé de Chinesa
Uma novela falsa tomou conta das redes sociais e se tornou um dos assuntos mais comentados do X desde terça (27). Pé de Chinesa foi divulgada como um novo folhetim da Globo, protagonizado por Jade Picon e Davi Brito. A fake news, no entanto, foi longe demais: por causa de fotos e vídeos promocionais feitos com ajuda de inteligência artificial, alguns internautas passaram até a acreditar que a obra, que nunca existiu, seria exibida na emissora.
Um internauta não identificado criou a história de que Gloria Perez estaria escrevendo a próxima novela das nove, chamada Pé de Chinesa. Na publicação que viralizou no X, até a sinopse do folhetim já estava pronta.
"Jade Picon viverá a protagonista Xu Lee, filha perdida de um chinês com Barbara Lee, interpretada por Giovanna Antonelli. Xu vai ser criada na China por sua avó, interpretada pela Fernanda Montenegro, dona de uma academia de Kung Fu", diz a publicação.
"Tudo vira de cabeça para baixo quando o capanga Keen Xong, interpretado por Davi Brito, bota fogo no Dojo da família Lee, matando a matriarca da família e deixando Xu sozinha no mundo. Ela embarca, então, em uma jornada para São Paulo, onde busca por sua mãe e o assassino de sua avó", complementa.
Internautas resolveram embarcar na brincadeira e, além da sinopse, criaram uma identidade visual para a novela. Com ajuda de inteligência artificial, Jade Picon e Davi Brito foram caracterizados com roupas estereotipadas da China, e foram criadas até a abertura e o encerramento, com trilha sonora original e tudo.
Muitos compararam a trama com Negócio da China (2008), que não trazia atores descendentes de asiáticos para o protagonismo e ainda colocou os intérpretes principais para reproduzirem um ato considerado xenofóbico, o de puxar os olhos com as mãos, em suas fotos promocionais.
Na vinheta da novela de mentira, a trilha sonora escolhida foi a música Lig-Lig-Lig-Lé, de Adriana Calcanhotto, em versão interpretada por Ney Matogrosso, que foi tema do folhetim de Miguel Falabella.
Com as proporções que a fake news tomou, Gloria Perez se pronunciou sobre o assunto. "Que besteirol! Meus haters já foram mais criativos", afirmou ela, em entrevista à revista Caras.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.