DONO DO X
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à rede MaisPB, no YouTube: presidente criticou Musk
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não gostou das ironias e provocações feitas por Elon Musk, dono do X. O empresário sul-africano se recusou a seguir as exigências do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que ele deveria indicar um representante legal da rede social no Brasil. "Ele pensa que é o quê?", disparou o presidente.
Após exceder o prazo estipulado por Moraes na noite de quinta-feira (29), o X anunciou que não iria cumprir a determinação do magistrado. Em entrevista nesta sexta-feira (30), o presidente do Brasil afirmou que Musk desrespeita o país quando faz insinuações de corrupção e não acata as ordens judiciais.
"Todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição brasileira e às leis brasileiras. Portanto, se a Suprema Corte tomou uma decisão para o cidadão cumprir determinadas coisas, ou ele cumpre ou vai ter que tomar outra atitude", afirmou Lula à rádio MaisPB, de João Pessoa, na Paraíba.
"Não é porque o cara tem muito dinheiro que pode desrespeitar. Esse cidadão é um cidadão americano, ele não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, ofendendo os deputados, ofendendo o Senado, ofendendo a Câmara, ofendendo a Suprema Corte. Ele pensa que é o quê?", acrescentou ele.
Lula pontuou que a Justiça brasileira não vai "abaixar a cabeça" para Musk apenas por ele ser bilionário. "Se quiser respeitar, bem, se não quiser, paciência. Se não for assim, esse país nunca será soberano. Esse país não é um país que tem uma sociedade com complexo de vira-lata", disparou o político.
Alexandre de Moraes fez a solicitação ao dono do X na madrugada de quinta. Musk ironizou o pedido do ministro e chegou a fazer comparações da aparência dele com os personagens Voldemort, da saga Harry Potter, e Lorde Sith, dos filmes de Stars Wars.
O X não obedeceu a ordem do STF e publicou a seguinte nota: "Em breve, esperamos que o ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil --simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos".
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas