Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PIRUINHA

Bicheiro de série do Globoplay é absolvido em caso de morte de comerciante

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

José Caruzzo Escafura, o Piruinha, em depoimento ao documentário Vale o Escrito, do Globoplay

José Caruzzo Escafura, o Piruinha, em depoimento ao documentário Vale o Escrito, do Globoplay

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/4/2024 - 12h21

José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, foi absolvido da acusação de mandar matar o vendedor de carros Natalino José do Nascimento Espínola, o Neto. O bicheiro, que foi um dos personagens da série Vale o Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho, do Globoplay, foi julgado nesta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro, pelo crime ocorrido em 2021.

Monalizza Neves Escafura, que é filha do contraventor de 94 anos, e o policial militar Jeckson Lima Pereira também foram acusados de envolvimento no assassinato e terminaram igualmente absolvidos. As prisões preventivas de Piruinha e Monalizza foram revogadas. A apreensão de bens e as medidas cautelares impostas aos três acusados também foram canceladas.

O bicheiro está internado e, por isso, participou da sessão por chamada de vídeo feita direto do hospital. Já sua filha não pôde comparecer, e a defesa alegou problemas de conexão com a internet para justificar a ausência.

A denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) afirmava que uma dívida de R$ 500 mil teria motivado o assassinato do vendedor de carros. No entanto, o próprio promotor do caso admitiu que não havia provas suficientes para manter as acusações e sugeriu a absolvição.

O único dos acusados interrogado da sessão foi Jeckson Pereira Lima, que negou envolvimento com o caso e disse que não recebia ordens de Piruinha.

Quem é Piruinha?

O bicheiro de 94 anos foi um dos entrevistados do documentário Vale o Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho, encabeçado por Pedro Bial e que virou hit na plataforma de straming da Globo. Escafura foi um dos que falou mais abertamente sobre a contravenção, na qual está envolvido há mais de seis décadas.

Piruinha ganhou esse apelido por ter sido motorista de lotação na década de 1950. Ele passou a gerenciar bancas de jogo do bicho nos bairros de Piedade, Abolição e Inhaúma, e virou um dos principais nomes da contravenção em 1970, quando expandiu a sua área de comando.

Em 1993, foi um dos 14 bicheiros condenados por formação de quadrilha e recebeu pena máxima de seis anos. Mas a sentença foi modificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a pena caiu pela metade.

Além do jogo do bicho, Piruinha era dono de motéis e chegou a ser investigado por suposta ligação com esquema e abortos clandestinos.

TUDO SOBRE

Globoplay


Mais lidas