Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MISTÉRIO NA GLOBO

Não é só a idade: Glória Maria esconde outro grande segredo; saiba qual

Reprodução/TV Globo

Glória Maria no Lady Night: nos anos 1970, jornalista morou com filho de Roberto Marinho - Reprodução/TV Globo

Glória Maria no Lady Night: nos anos 1970, jornalista morou com filho de Roberto Marinho

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 13/6/2019 - 5h34
Atualizado em 13/6/2019 - 15h43

Glória Maria é uma mulher de segredos. Ela não revela sua idade e, durante muito tempo, nem sua família soube que estava casada no papel, com alguém cujo nome  nunca disse à imprensa. Agora vem à tona mais um mistério da jornalista que virou celebridade: ela teve um relacionamento sério, de morar junto, com José Roberto Marinho, filho de Roberto Marinho (1904-2003), fundador da Globo.

A revelação é do livro Roberto Marinho - O Poder Está no Ar, do jornalista Leonencio Nossa, que chegou às livrarias há duas semanas. A obra esmiúça a suposta  ascendência negra do maior empresário de televisão que o país já teve. Sua avó paterna, Edwiges, seria mulata, segundo relatos. Não há documentos que comprovem isso, contudo.

Leonencio demonstra que tanto Irineu Marinho (1876-1925), pai de Roberto Marinho, quanto o jornalista enfrentaram preconceito racial. Entre os vários ataques que Irineu sofreu de jornais concorrentes, no início do século 20, um deles dizia que seu lugar era na cozinha, uma referência à escravidão.

Roberto Marinho pertenceu a "uma geração que sofreu forte influência de uma ideologia de 'branqueamento', muito impregnada nas ciências", e "cresceu nessa atmosfera de ataques", diz Leonencio. Por isso, tinha uma relação ambígua com a questão racial. Ao mesmo tempo que evitava tomar sol e usava pó de arroz para clarear a pele, era o único editor carioca, nos anos 1970, a publicar fotos de negros (a não ser Pelé) na primeira página de seu jornal, O Globo.

"As emissoras de TV brasileiras, em especial a Globo, a mais hegemônica delas, sempre foram criticadas por não apresentar um número maior de atores e jornalistas negros. A vida nunca foi fácil para os negros que nelas se projetaram pelo seu trabalho", constata Leonencio no livro.

Racismo na pele

José Roberto Marinho em homenagem à Globo no Senado, em abril (Foto: Divulgação/Senado Federal)

"Uma das profissionais que Roberto Marinho mais admirava era Glória Maria, uma mulher negra. Quando José Roberto, filho caçula do empresário --que frequentava rodas de samba, jogava capoeira e participava do mundo da cultura das ruas--, foi morar com a jornalista, Marinho tratou a relação do filho com a naturalidade dispensada a outros casos", informa a obra de 543 páginas.

"Papai foi tranquilo. Gostava dela [Glória], tinha admiração por ela. Mas eu senti o preconceito no Rio quando estava na companhia dela em alguns lugares públicos. Aqui, as classes sociais são apartadas", afirma José Roberto Marinho, hoje com 63 anos, em depoimento para Leonencio Nossa. Vice-presidente do conselho de administração do Grupo Globo, José Roberto é responsável pelos veículos impressos e pela Fundação Roberto Marinho.

Roberto Marinho - O Poder Está no Ar não especifica quando nem durante quanto tempo José Roberto e Glória Maria dividiram o mesmo teto, mas o autor, em conversa com o Notícias da TV, contou que isso foi no início dos anos 1970, quando eles eram jovens. Glória entrou na Globo em 1971. José Roberto começou a trabalhar em O Globo em 1972.

Glória sempre foi discreta, eclética e "livre" em seus relacionamentos. Depois de José Roberto Marinho, ficou oito anos com um engenheiro austríaco (Hans Berhard) e viveu com um francês (Eric Auguin) entre 1985 e 1991. Também namorou o ator Marcos Müller, o sueco Martin Sternmark e o empresário português Frederico Fragoso.

Em 2012, ela revelou à revista Quem (controlada por José Roberto), que estava casada, no papel. "Eu sou casada. Ninguém nunca soube isso. Não vou dizer com quem", abriu --segundo a revista, o felizardo era o apresentador Renato Bisoni. "Manter esse segredo era um jogo que fazia parte da minha vida. Só eu sabia e talvez mais cinco pessoas. Durante muito tempo, nem minha família sabia."

Em tempo: Glória Maria vai fazer 70 anos em agosto.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.