INTERVENÇÃO NO AQUI NA BAND

Band negocia com Zeca Camargo para substituir o 'bolsonarista' Lacombe

MONTAGEM/REPRODUÇÃO/TV GLOBO/BAND

Montagem com os apresentadores Luís Ernesto Lacombe, na Band, e Zeca Camargo, na Globo

Luís Ernesto Lacombe e Zeca Camargo; Band quer contratar o jornalista que está deixando a Globo após 24 anos

DANIEL CASTRO - Publicado em 25/06/2020, às 12h13 - Atualizado às 17h09

A Band está negociando com o apresentador Zeca Camargo, que está deixando a Globo depois de 24 anos. As conversas têm sido tratadas em sigilo desde o início do mês por Antonio Zimmerle, diretor nacional de programação da Band, ex-executivo da Globo e amigo do jornalista. Zeca é o nome dos sonhos para substituir o "bolsonarista" Luís Ernesto Lacombe no matinal Aqui na Band. Lacombe pediu demissão na tarde desta quinta (25).

O Notícias da TV apurou que Zeca e Zimmerle terão uma conversa "definitiva" na semana que vem, após o término do contrato do apresentador do É de Casa (30 de junho). A ideia é que Zeca Camargo divida o comando do Aqui na Band com Mariana Godoy, que assinou com a Band ontem (24).

O Aqui na Band está sob intervenção da cúpula da emissora, que nesta quinta (25) suspendeu a exibição de conteúdo inédito e afastou os apresentadores Luís Ernesto Lacombe e Nathália Batista, além do diretor Vildomar Batista.

Datena torce por Zeca Camargo na Band

No início do Brasil Urgente desta quinta, José Luiz Datena voltou a dizer, como na edição de ontem, que a Band está para fazer uma grande contratação.

"Eu não falei para você que a Band ia contratar alguém junto com a Mariana [Godoy], não falei? Pois é, eu só não disse antes pois não sei se está certo o contrato ou não, mais eu sabia que a Band estava tentando acertar com o Zeca Camargo", falou Datena para Cátia Fonseca, que o antecede na grade.

"Jura, mas tem essa possibilidade?", insistiu Cátia. "Não é que tem, é grande a possibilidade, imensa. Ele é um baita profissional", completou Datena.

Direção intervém no Aqui na Band

A intervenção é consequência de uma briga interna da área de Entretenimento com o Jornalismo por causa de pautas tendenciosas em favor do presidente Jair Bolsonaro.

Três importantes diretores da emissora travaram uma guerra de bastidores por causa dos temas conservadores do Aqui na Band. No início de maio, foi ao ar um debate com o assunto "Quem mandou matar Jair Bolsonaro?", e Fernando Mitre e Rodolfo Schneider, respectivamente diretor nacional e diretor executivo de Jornalismo, tiveram por telefone discussões ríspidas com Vildomar Batista.

A crise ganhou um novo capítulo nesta semana. Na terça (23), foi ao ar um debate sobre conservadorismo, e os profissionais do Jornalismo consideraram inadequado o programa ter convidado o blogueiro Allan dos Santos, investigado pela Polícia Federal por disseminação de fake news. Na edição, Lacombe se assumiu conservador.

O problema da Band não é o programa ser conservador, mas, sim, excessivamente pró-Bolsonaro, com quem a emissora tem relações --o presidente prestigiou nesta semana a inauguração do AgroMais, novo canal do Grupo Bandeirantes.

A audiência do Aqui na Band também não agrada à emissora. Fica abaixo de 1 ponto na Grande São Paulo, embora repercuta bem nas redes sociais.

Produção é pega de surpresa

A decisão de suspender as edições inéditas foi tomada ontem (24), quando Mariana Godoy assinou com a emissora. A contratação da jornalista gerou outra crise e precipitou o fim do atual formato da atração. Vildomar Batista achou um desrespeito saber da chegada de Mariana por meio da imprensa e pediu demissão.

A equipe do Aqui na Band foi pega de surpresa. A produção trabalhava na edição desta quinta, que iria discutir fofoca com colunistas de TV. No lugar, foi reprisada a edição de 4 de junho do programa.

O "novo" Aqui na Band será tocado pelo Jornalismo e pelo Entretenimento, representado pelo diretor artístico e de programação Antonio Zimmerle. Da atual equipe, só deverá ser preservado o chef Dalton Rangel.

Os apresentadores Luís Ernesto Lacombe e Nathália Batista têm futuro incerto na Band. Lacombe tem contrato até o fim do ano e, se aceitar, poderá reforçar o time de esportes da casa --que sofre com a paralisação principalmente do futebol.

Apesar de ser mulher de Vildomar Batista, Nathália também pode continuar na Band. Ela e Vildomar seguem com o apoio de um setor influente dentro da Band e poderão ser encaixados em futuros projetos.

Procurada, a Band apenou confirmou as reprises e que o programa será reformulado.

Lacombe pede demissão

Em reunião na tarde desta quinta-feira, Luís Ernesto Lacombe e diretores da Band não chegaram a um acordo, e o jornalista decidiu deixar a emissora. Ele recusou proposta para se transferir para a área esportiva e pediu a rescisão de seu contrato, que vai até o final do ano.

Em nota: a Band confirmou a saída de Lacombe e a reformulação do Aqui na Band:

"A Band informa que o programa Aqui na Band está passando por reformulações. Diante desse novo momento, o jornalista e apresentador Luís Ernesto Lacombe decidiu seguir novos caminhos. A Band agradece ao jornalista pelo trabalho sempre correto e bem-sucedido que ele desempenhou à frente do Aqui na Band desde a sua estreia. As portas da emissora permanecem sempre abertas para ele."

Daniel Castro
DANIEL CASTRO transformou a coluna de Televisão da Folha de S.Paulo na mais relevante do país durante sua passagem pelo jornal, entre 1991 e 2009. Trabalhou no Notícias Populares (1995-96) e R7 (2009-13). E-mail: dcastro@noticiasdatv.com

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Na casa de que famoso você passaria a quarentena?

Últimas notícias