SEM GOLS
DIVULGAÇÃO/FIFA
Lionel Messi na derrota da Argentina na Copa: Globo e SBT se estranharam por imagens do jogo
GABRIEL VAQUER, colunista
Publicado em 22/11/2022 - 14h01
Atualizado em 22/11/2022 - 14h11
A estreia vexatória da Argentina na Copa do Mundo do Catar provocou uma briga nos bastidores entre Globo e SBT. A emissora detentora dos direitos de transmissão do Mundial mandou para a concorrente uma edição considerada muito ruim dos melhores momentos da vitória da Arábia Saudita por 2 a 1 sobre a seleção de Lionel Messi nesta terça (22). Após uma reclamação dura, a Globo reeditou o material.
A líder de audiência é responsável pelo envio do conteúdo para as TVs abertas que não têm direitos de transmissão, como Band, Record, RedeTV! e a rede de Silvio Santos. Os vídeos são encaminhados individualmente para cada concorrente, mas todas elas têm a mesma edição.
Procurada pelo Notícias da TV, a Globo confirmou que houve um erro e pediu desculpas. "Houve uma falha técnica na seleção automatizada das imagens dos melhores momentos do jogo entre Argentina e Arábia Saudita. Mas ela foi rapidamente corrigida e o material reenviado às emissoras", disse a empresa.
Ao receber o arquivo para exibição em seus telejornais e programas esportivos, por volta das 10h30 desta terça (22), o SBT reclamou imediatamente. O material não incluía lances importantes da partida, como os três gols corretamente anulados dos hermanos e até mesmo o primeiro gol da Árabia Saudita.
A reportagem teve acesso ao arquivo enviado pela Globo, e, de fato, a edição estava incompleta. A produção do SBT questionou a concorrente, se sentiu desrespeitada e até mesmo viu um quê de retaliação por causa da Libertadores, que foi exibida pela TV de Silvio Santos entre 2020 e este ano.
A Globo chegou a reclamar algumas vezes da edição de melhores momentos do campeonato continental que o SBT mandava até o mês passado. Por outro lado, a concorrente afirma que jamais deixou de enviar lances realmente capitais e gols do jogo. Até o fechamento desta reportagem, outras emissoras não tinham protestado contra o material da Copa do Mundo da Globo.
Outra reclamação contra a Globo se refere às regras rígidas para exibição das imagens da Copa. As emissoras rivais não podem: repetir os vídeos durante comentários de jornalistas; exibir os lances com tela dividida; e só se pode usar os gols em telejornais com um prazo máximo de até 48h, com exceção de um programa semanal após o prazo final.
A norma prejudica os semanais SBT Sports e Arena SBT. Um deles terá que comentar a derrota da Argentina sem os gols contra a Arábia, enquanto o outro poderá mostrar os momentos apenas uma vez.
O SBT foi o único a se manifestar com indignação sobre as imagens. A Globo alega que foi uma reclamação acima do tom, porque rapidamente prometeu enviar um novo arquivo para a emissora e para as outras concorrentes com a nova edição, assim que o problema foi detectado.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.