ARGENTINA X FRANÇA
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Galvão Bueno se despede e passa bastão para Luis Roberto: final da Copa do Mundo bate recorde
GABRIEL VAQUER, colunista
Publicado em 18/12/2022 - 15h09
Atualizado em 18/12/2022 - 15h38
O terceiro título Mundial de futebol da Argentina e a despedida de Galvão Bueno das narrações em TV aberta deram à final da Copa do Mundo o recorde de ibope do evento no Catar, sem contar as transmissões dos cinco jogos do Brasil. Neste domingo (18), a partida superou a marca dos 30 pontos em diversas capitais e alavancou os índices da Globo, que mal passa de 10 pontos no horário.
Segundo dados prévios obtidos pelo Notícias da TV, a vitória dos hermanos nos pênaltis por 4 a 2, após um empate por 3 a 3 contra a França no tempo normal e na prorrogação, registrou 34 pontos de média, com picos de 40 na Grande São Paulo, e foi sintonizada por 63% dos televisores ligados no horário. O SBT ficou com 5 e a Record anotou 3.
Todas as outras emissoras marcaram 1 ponto ou ficaram no traço. Até então, fora jogos da Seleção, o recorde era de Alemanha x Espanha, na primeira fase, com 29,5 de média.
No PNT (Painel Nacional de Televisão), que mede a audiência das 15 principais metrópoles do Brasil, os índices foram ainda mais robustos, com 36 pontos de média para a Globo. Em algumas capitais, como Fortaleza, Manaus e Vitória, a partida com chegou a picos de 45 pontos. No Rio de Janeiro, o jogo alcançou 37 de média.
Com o resultado, a Copa do Mundo do Catar se consolida com média geral em todos os jogos de 23 pontos e fica com ibope inferior na comparação com a Copa da Rússia, que fechou com 24 pontos em 2018. Ainda assim, as partidas do Mundial 2022 conseguiram elevar os índices da Globo em até 400%.
Na Copa realizada no Brasil e vencida pela Alemanha, em 2014, a Globo registrou 31 pontos --no entanto, a competição também foi transmitida pela Band, que cravou 9 pontos. Na soma, foram 40 pontos totais. Na Rússia, França 5 x 2 Croácia marcou 41 pontos de média.
A última narração em TV aberta de Galvão Bueno foi cercada de emoção. Luis Roberto chorou de emoção ao passar o bastão para o líder esportivo da emissora nos últimos 42 anos durante o pré-jogo. "Te amo, Galvão", declarou-se o locutor, antes da final França x Argentina.
O estádio Lusail recebeu a cerimônia de encerramento da competição, que teve Luis Roberto narrando. Galvão fez o pré-jogo do campo, ao lado de Caio Ribeiro e Roger Flores. Ao chegar na cabine de transmissão, o veterano recebeu os cumprimentos do colega emocionado.
Galvão Bueno segue na Globo. A emissora confirmou que o jornalista assinou renovação de seu contrato até 2024 --no novo vínculo, ele deixa a narração em TV aberta. Conforme o Notícias da TV havia antecipado em conversa com a equipe do jornalista, o acordo foi selado na última semana.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.