Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DISPUTA EM SÃO PAULO

Zé Celso: Quem é o diretor que vive guerra na Justiça contra Silvio Santos

REPRODUÇÃO/SBT E YOUTUBE

Silvio Santos, à esquerda, e Zé Celso Martinez, à direita

Zé Celso e Silvio Santos disputam um terreno no bairro da Bixiga, em São Paulo, desde 1980

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/7/2023 - 18h50

O ator, diretor e dramaturgo Zé Celso Martinez está internado em estado grave no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O artista de 86 anos sofreu queimaduras em 60% do corpo após um incêndio em seu apartamento. Ele é líder da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona, sediada no bairro da Bixiga, no Centro da capital paulista. O espaço é ponto de disputas judiciais contra Silvio Santos há 43 anos.

O Teatro Oficina foi fundado em 1958 por Martinez e outros cinco artistas. Em 1961, a companhia adquiriu o edifício no Centro de São Paulo, onde instalou a sede do grupo. O imóvel passou por reformas em sua estrutura --uma delas realizada em 1966, após um incêndio no local-- e, hoje, é considerado uma patrimônio histórico pela Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

A briga entre Martinez e o proprietário do SBT foi iniciada em 1980. O empresário comprou um terreno que está em volta do teatro. O plano inicial do "dono do baú" era construir um prédio com mais de cem metros de altura para o Grupo Silvio Santos. No entanto, isso prejudicaria o espaço cênico, e Martinez foi para a Justiça.

Uma característica do teatro é uma grande janela em uma de suas laterais, que permite ao espectador ver a paisagem da cidade, mesmo durante as sessões teatrais. Em 2016, o Condephaat proibiu a construção de torres da Sisan, braço imobiliário do Grupo Silvio Santos, em um terreno vizinho ao Teatro Oficina. O projeto previa três torres, e duas delas impediriam a vista da associação cênica.

Em 2017, a decisão foi revertida, e novas reuniões entre Silvio e Zé Celso foram promovidas. Apesar disso, o destino da área disputada ainda é incerto. Zé Celso prefere que o terreno sedie o parque do rio Bexiga.

Em 6 de junho, Martinez se casou com Marcelo Drummond em uma celebração realizada no teatro. As atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres presentearam o casal com um ipê. A intenção do dramaturgo era plantar a árvore no terreno disputado. "O ipê vai praticamente abrir o parque", disse, em entrevista à Folha de S.Paulo.

No entanto, o artista foi surpreendido com uma liminar judicial que o proíbe de plantar o ipê na área ao redor do teatro. A juíza Juliana Koga Guimarães, da 39º Vara Cível do Foro Central, determinou multa de R$ 200 mil para qualquer ato praticado por Zé Celso que possa prejudicar a posse do terreno. Drummond também foi intimado pela Justiça.

Silvio Santos chegou a ser convidado para o casamento de Martinez e recebeu uma sugestão de presente: a doação do terreno próximo ao Teatro Oficina. "Vivemos no capitalismo. É muito mais fácil fazer o que eles fizeram [entrar com o pedido liminar] do que ter uma atitude de grandeza e generosidade e doar o terreno", lamentou o dramaturgo, após a decisão judicial.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.