ARTISTA PREMIADO
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Tom Wilkinson: ator inglês venceu prêmios do cinema e da televisão e fez mais de 130 trabalhos
Morreu neste sábado (30) o ator inglês Tom Wilkinson, aos 75 anos. Ele ficou conhecido por seus papéis no cinema e na televisão, sendo indicado ao Oscar duas vezes por sua atuação, e também ao Bafta e ao Globo de Ouro, dos quais saiu vitorioso. Wilkinson participou de filmes, incluindo Shakespeare Apaixonado (1999) e Ou Tudo Ou Nada (1997).
O artista morreu repentinamente em casa. Segundo a família revelou em um comunicado, ele teve um mau súbito. "É com grande tristeza que a família de Tom Wilkinson anuncia que ele morreu repentinamente em casa no dia 30 de dezembro. A família pede privacidade neste momento", informou nas redes sociais.
Ele era casado com a atriz Diana Hardcastle desde 1988, com quem teve duas filhas, Alice e Mollie. Wilkinson e Diana chegaram a contracenar na minissérie Os Kennedys (2011), em que interpretaram os pais do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy (1917-1963), Joe Kennedy (1888-1969) e Rose Kennedy (1890-1995).
Wilkinson venceu o prêmio BAFTA, o Oscar do Reino Unido, em 1997 por sua atuação no filme Ou Tudo ou Nada (Full Monty, no título original). Ele reprisou o papel do capataz Gerald na série Ou Tudo ou Nada de Novo (2023), do Disney+. Em sua carreira, ele foi indicado ao Bafta seis vezes.
Ele também venceu o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme por John Adams (2008), da HBO. Wilkinson ainda foi indicado pela segunda vez após contracenar com a esposa em Os Kennedys. O ator saiu sem o troféu naquele dia, mas levou o Globo de Ouro em 2009.
Tom Wilkinson foi um ator excepcionalmente versátil, capaz de transitar entre uma ampla gama de gêneros cinematográficos. Sua capacidade de se destacar em dramas de época, como Razão e Sensibilidade (1995) e Bela (2013), e depois brilhar em filmes de ação e comédia, como Hora do Rush (1998) e Batman Begins (2005), demonstra sua habilidade de se adaptar a diferentes estilos e personagens.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Obituários
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.