Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CAUSAS NATURAIS

Intérprete de Ducky em NCIS, ator David McCallum morre aos 90 anos

REPRODUÇÃO/CBS

David McCallum usa camisa com o logo da NCIS e um chapéu em cena da série

David McCallum como Ducky em NCIS: Investigações Criminais; ator morreu de causas naturais

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/9/2023 - 7h41

Conhecido por ter interpretado o médico legista Ducky na série NCIS: Investigações Criminais, David McCallum morreu aos 90 de anos de causas naturais na segunda-feira (25). Segundo a imprensa norte-americana, o ator estava cercado pela família no Hospital Presbiteriano de Nova York.

O artista havia completado 90 anos no último dia 19. Ele deixa a mulher, Katherine McCallum, com quem era casado há 56 anos, os quatro filhos e oito netos. "Ele era o pai mais gentil, legal, paciente e amoroso. Ele sempre colocou a família antes de si mesmo", declarou o filho Peter McCallum em comunicado da família divulgado pela rede CBS.

Nascido na Escócia, McCallum estudou no conservatório Royal Academy of Music, em Londres, já com o objetivo de seguir a carreira artística. Em 1946, entrou para a Actors' Equity e, pouco depois, começou a trabalhar na BBC Radio. Seu primeiro trabalho como ator foi em Whom the Gods Love, Die Young.

Mudou-se para os Estados Unidos na década de 1960. O primeiro papel de destaque foi como Illya Kuryakin em O Agente da U.N.C.L.E (1964-1968). McCallum foi indicado ao Emmy e ao Globo de Ouro como melhor ator coadjuvante pela série.

No cinema, o artista emendou trabalhos em filmes como A Lei dos Corruptos (1960), Sete Contra a Selva (1961), O Vingador dos Mares (1962), Fugindo do Inferno (1963), Os Corruptores (1968) e Do Ódio Ao Amor (1969).

McCallum esteve ainda em um momento importante de Quinta Dimensão (1963-1965), série de antologia de ficção científica. No episódio intitulado The Sixth Finger, ele viveu um homem comum que se voluntaria para passar por um avanço evolutivo em velocidade acelerada.

O ator retornou à televisão como protagonista de O Homem Invisível (1975-1976), mas a série durou apenas uma temporada.

Nos anos 2000, foi escalado para viver Donald "Ducky" Mallard em NCIS. O médico legista permaneceu na história durante vinte temporadas. Excêntrico, o personagem tinha a mania de conversar com os mortos.

A partir da 15ª temporada, as aparições de David McCallum na série foram reduzidas por causa da idade avançada do ator. A ausência do personagem foi justificada com um cargo na cátedra de anatomia na Universidade de Nova Iorque (NYU). Já no 16º ano, Ducky deixou definitivamente as funções de médico legista e passou a atuar como historiador da agência.

McCallum também se destacou em programas como Mr. & Mrs. Smith (1996), The Outer Limits (1995-2002), Law & Order, Coming Home (1998), Sex and the City (1998-2004).

Ainda trabalhou como narrador em Armchair Theatre (1956-1974), Batman: O Cavaleiro de Gotham (2008), Mulher Maravilha (2009) e Ben 10: Força Alienígena (2008-2010).

TUDO SOBRE

NCIS

Obituários


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.