PERFECCIONISMO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Susana Vieira em foto publicada nas redes sociais; atriz abriu o jogo sobre perfeccionismo
Susana Vieira admitiu que ninguém do seu convívio escapa de seu olhar perfeccionista. Ela quer que todos os seus empregados sejam os melhores no que fazem e, para isso, mantém o olhar atento nos detalhes. "Eu era o inferno dos funcionários. Vejo um pó na mesa de longe!", confessou ela, às vésperas de estrear em Terra e Paixão, a nova novela das nove da Globo.
Mas a atriz vem mudando seus hábitos por falta de tempo. Ela precisou largar o apego aos detalhes para conciliar sua rotina com o filho, com a nora e, principalmente, com os cachorros --com quem mais convive e os únicos que conhecem seu "lado doce". "Acho que perdi o resto de ternura que eu tinha quando minha mãe morreu. Eu mudei de personalidade: fiquei uma mulher corajosa, forte, respondona, briguenta. Me senti sozinha pra enfrentar o mundo, segurando a minha família", contou ela em entrevista ao jornal Extra.
A mãe da artista morreu por um câncer de cérebro, aos 42 anos. "Não viu nada do meu sucesso", lamentou a atriz. O pai se foi com 93 anos, renovando a meta da artista de morrer depois dos 90. Ela não gosta de pensar em morte --"morro de medo", disse--, apesar de seus problemas de saúde. Susana tem leucemia crônica e faz imuno e quimioterapia quando precisa.
"Cuido do meu corpo, da minha saúde. Antes de qualquer paixão, tenho amor pela minha vida. Meu nível de carência é zero. Sou uma pessoa muito cerebral. Aparento ser uma mulher de muita paixão e descontrole, mas não. Não dou um passo errado. E tenho um sexto sentido do caralho. Não tenho nenhuma história pra contar com o enredo: ‘Larguei tudo e fui atrás de fulano’. Nenhum amor me deixou descontrolada. Nunca chorei por homem, eu tinha mais o que fazer", confessou a veterana, gargalhando.
A atriz, aliás, espera nunca mais ter de morar com um homem. "A pandemia foi a maior prova de que você não precisa passar por brigas, aborrecimentos e chaturas, estando sozinha. Homem com mulher é difícil de acertar. Não tem por que a gente continuar insistindo nesse erro", disse ela, rindo. Fica tudo mais divertido se você sai por aí livre e beija um aqui e outro ali. Não sinto falta de ter um marido, não."
Ela também não se importa em ter sua vida exposta, ou de ser julgada por namorar homens de 20 ou 30 anos. "Nossas dores de amor vão todas parar nos programas de fofoca e na internet. Já estou até vacinada. Tive vários desagravos, mas cheguei à conclusão de que venci. Estou com 80 anos e ninguém me abalou. Estou bonita, fazendo fotos na minha casa de seis andares, minha família mora nos Estados Unidos, meu cabelo custou R$8 mil, tenho quatro cachorros que me amam...", explicou a atriz.
Ela, inclusive, pensa em mudar para os Estados Unidos nos próximos anos. Tanto que não pretende fazer novelas durante muito tempo, apesar de não conseguir cravar se Terra e Paixão é seu último folhetim. Mas a veterana ainda se deixa surpreender nos bastidores. A atriz se encantou por Tatá Werneck, a quem considera sua sucessora.
"Da minha idade, não vejo ninguém como eu. Mas tem uma artista da nova geração que acho parecida comigo no pique e na obsessão pelo trabalho, que é a Tatá Werneck. Ela está sempre fazendo muita graça e é uma pessoa profunda. Ela eu respeito, tem carisma."
Os setenta anos de carreira não a eximiram de enfrentar perrengues na preparação. A atriz fraturou o pé em janeiro e fez uma cirurgia, mas o resultado não foi o esperado. Ela passou por uma nova operação e ficou 20 dias de repouso --o que atrapalhou seu convívio com os colegas de elenco. "Quando cheguei para gravar no primeiro dia, tinha dez cenas pela frente com um sotaque complexo, mas o meu figurino estava perfeito. Isso já me adiantou uns 50% da personagem."
Terra e Paixão estreia nesta segunda-feira (8) no lugar de Travessia. A novela é é ambientada na cidade fictícia Nova Primeira, no Mato Grosso do Sul.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.