Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASO JUDICIAL

Fake news: Sasha vence ação contra site que insinuou romance lésbico aos 16 anos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sasha Meneghel em participação no Altas Horas, da Globo

Sasha Meneghel: filha de Xuxa vence, com ajuda da Globo, processo contra site de fake news

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 28/9/2022 - 14h51

A modelo Sasha Meneghel venceu um processo contra um site que publicou uma fake news insinuando, em 2014, que ela tinha um romance lésbico com uma amiga. A situação ocorreu quando ela era menor de idade --tinha apenas 16 anos. A filha da apresentadora Xuxa Meneghel contou com a ajuda da Globo para vencer a ação. Ela vai receber R$ 20 mil por danos morais. O caso não cabe mais recurso.

O Notícias da TV teve acesso aos autos do processo, julgado pela 7ª Vara Cível do Rio de Janeiro. Na ocasião, o site infodiretas.com, administrado por duas pessoas, publicou fotos de Sasha jogando vôlei pelo Flamengo, em momento de descontração com colegas de clube. A estudante de moda se destacou na adolescência e chegou a ser convocada para a seleção brasileira sub-15 no período de atleta.

No entanto, o título do texto dizia: "Filha de Xuxa é 'entendida'. Será?". A publicação chegou às mãos de Xuxa, que foi a representante da filha na ação enquanto ela não completava a maioridade. Em sua defesa, os responsáveis pela publicação colocaram a culpa no site Ego, especializado em fofocas de celebridades e que foi encerrado em 2016.

O Ego era do Grupo Globo, que foi notificado para se posicionar sobre o assunto. No entanto, em manifestação oficial, a empresa afirmou que só publicou no Ego as fotos com Sasha jogando vôlei, sem qualquer outra insinuação ou título apelativo. O conglomerado de mídia deixou claro que era um absurdo isso ser imputado a ele.

Na condenação, a juíza que determinou a condenação foi categórica ao afirmar que a publicação ultrapassou qualquer limite da liberdade de expressão. A magistrada também pontuou que houve dano moral irreversível, já que a publicação teve alta repercussão nas redes sociais e Sasha sofreu com comentários maldosos.

Por causa disso, o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) determinou o pagamento de R$ 20,9 mil pela publicação mentirosa. Sasha Meneghel pagará o honorário de seus advogados, fixados em 5%. A decisão não pode ser mais ter recurso por causa do tempo de trâmite, que é longo, e faria o caso ficar "velho".

Atualmente, Sasha Meneghel tem 24 anos e é casada com o cantor gospel João Figueiredo. A filha de Xuxa segue carreira de modelo e se divide entre Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York, onde participa de editoriais de moda. Ela conta com mais de 8 milhões de seguidores no Instagram.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.