Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FALSA MORADIA

Jornal italiano aponta Rodrigo Faro como parte de esquema ilegal por cidadania

REPRODUÇÃO/RECORD

Rodrigo Faro encara a câmera e usa uma camiseta preta

Rodrigo Faro durante apresentação do seu programa; ele foi apontado em esquema de corrupção

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/5/2024 - 14h41

Rodrigo Faro e a mulher, Vera Viel, foram citados como beneficiários de um esquema de corrupção para obter a cidadania italiana. Segundo o telejornal local TGR, do canal italiano Rai, a empresa contratada pelo apresentador teria falsificado uma espécie de comprovante de residência em nome dele. Os documentos teriam sido elaborados por quatro funcionários públicos de Nápoles em troca de presentes e serviços. Três deles trabalham no cartório, e um na polícia municipal.

O mesmo modus operandi foi usado no documento de outras cinco pessoas, citadas como "brasileiros VIPs" pelo telejornal. Dentre eles, empresários paulistanos do ramo da joalheria e até um jogador de futebol, Bruno Duarte da Silva. A notícia foi divulgada pelo portal Leo Dias nesta segunda (27).

O esquema foi desmascarado na última semana, quando agentes públicos foram até o endereço indicado e não encontraram ninguém. Eles só se atentaram para o fato depois de a polícia de trânsito decidir fazer uma verificação com Bruno Duarte.

Logo depois, foi descoberto que o jovem atuava no time português Farense e, portanto, não poderia ser residente da Itália. Os demais brasileiros inscritos em Villaricca, cidade fictícia citada nos documentos, também foram investigados.

Quatro funcionários da Câmara Municipal tiveram a prisão preventiva domiciliar decretada, a pedido do Ministério Público, por crimes de associação criminosa, falsificação de documentos públicos e corrupção. Na manhã desta segunda (27), segundo o portal independente Internapoli, foram encontrados 100 mil euros em dinheiro vivo na casa de um dos funcionários.

Os proprietários da empresa de intermediação, Silmara Fabotti e Flavio Alan Yogui, também foram presos. Eram eles que cooptavam clientes de alto escalão e faziam as negociações com os funcionários públicos. Eles não se pronunciaram sobre o caso para a imprensa italiana.

A assessoria de imprensa de Rodrigo Faro foi procurada pelo Notícias da TV, mas não se pronunciou até agora. A reportagem italiana não afirmou, em nenhum momento, que o apresentador e os demais brasileiros se envolveram ativamente no esquema.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.