Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALERTA

Regina Duarte é punida pelo Instagram por compartilhar fake news: 'Contra diretrizes'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Regina Duarte veste branco, tem os cabelos soltos e olha para o lado com a expressão de indignação

Regina Duarte em entrevista à Globo; ex-secretária de Bolsonaro foi notificada pelo Instagram

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/3/2023 - 11h21

Com mais de 2,4 milhões de seguidores no Instagram, Regina Duarte levou uma punição da rede social por divulgar fake news constantemente. Desde a última quarta (1º), quem tenta seguir a ex-secretária especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro recebe um alerta da plataforma. "Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte?", questiona o aviso, alegando que o material compartilhado na conta vai contra as diretrizes da empresa.

O Instagram alerta todos que apertam o botão "seguir" no perfil da atriz, oferecendo a opção de o usuário continuar ou cancelar a ação: "Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade". 

A artista quase não aparece na rede social: seu feed é tomado por recortes de vídeos e montagens falando sobre política, intercalados com fotos de plantas, trechos de apresentações de música clássica, receitas e dicas de cuidados domésticos.

Dos 15 posts realizados ao longo dos últimos quatro dias, quatro são críticas direcionadas diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto três são de elogios ao atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, entre o material divulgado por Regina, foram identificadas pelo Instagram repetidas notícias que não correspondem à realidade.

Um exemplo de fake news publicado pela artista aconteceu em janeiro, quando ela afirmou que a faixa presidencial recebida por Lula era falsa. A peça, contudo, é oficial. A alegação feita por Regina tem como embasamento a teoria de que a posse do petista seria apenas uma encenação.

Em fevereiro, mais uma alegação inverídica foi feita pela atriz, quando ela escreveu que Lula não foi eleito por meio de voto popular, mas sim por uma articulação conjunta entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na realidade, Lula foi eleito pela população brasileira com 60.341.333 votos, o equivalente a 50,90% dos válidos no segundo turno das eleições realizadas em 2022.

Vários artistas já demonstraram decepção com a conduta da veterana e até deram broncas na antiga colega por espalhar fake news nas redes sociais.

Veja o comunicado do Instagram:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre BBB 23, novelas, celebridades e televisão:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.