sem papas na língua
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Emilio Dantas caracterizado como Theo, seu personagem na novela Vai na Fé: críticas a Bolsonaro
Prestes a voltar à televisão como o vilão Theo, da novela Vai na Fé, Emilio Dantas não segurou a língua ao falar de Regina Duarte, Cassia Kis e outros atores que adotaram o bolsonarismo como estilo de vida. "Acho errado chamá-los de artistas. Arte exige empatia", disparou.
"Eles podem ser atores, atrizes, apresentadores, empresários, enfim. Podem ser setorizados. Agora, artistas? Não tem como. É completamente inviável um artista concordar com qualquer coisa que tenha vindo desse tipo de ideologia. Isso não tem a ver com arte", continuou Dantas em conversa com a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.
O próprio ator reconhece que nunca foi muito ligado em política, mas que precisou mudar essa posição quando Jair Bolsonaro assumiu o Brasil. "O que o governo fez nessa pandemia me deu vontade de lutar contra algo que eu achava muito errado. Comecei a prestar mais atenção. Hoje, eu me vejo como alguém completamente de esquerda."
"Os anos de Bolsonaro [no governo] foram tenebrosos. Não existem palavras para explicar o que aconteceu", falou o ator, que chegou a emagrecer 12 quilos trancado em casa durante a crise de Covid-19. "Juntou tudo, pandemia e política. Eu fiquei muito triste."
Emilio Dantas não chegou a contracenar com Regina Duarte ou com Cassia Kis em sua carreira --a última até participou de Segundo Sol (2018), protagonizada por ele, mas morreu logo no início da trama. Ainda assim, ele tem palavras duras para falar das duas.
"Para mim é muito nítido que essas pessoas têm questões próprias. Elas colocaram essa paixão [por Bolsonaro] e essa veemência na política porque são impulsionadas por frustrações, por questões muito íntimas."
"No caso da Regina, acho que é uma questão de orgulho, de não querer admitir que errou. A passagem pela secretaria da Cultura foi uma derrota na carreira dela. O ponto de vista dela é completamente equivocado, e ela continua defendendo. O que falta para a Regina enxergar a realidade? O Bolsonaro arrancar o braço de alguém?", provocou o ator.
Na vida profissional, Dantas está envolvido com um personagem sem escrúpulos. Theo é um alpinista social que, na juventude, queria levar vantagem em tudo. Com o tempo, perdeu o limite do ético e se tornou um homem com traços narcisistas e capaz de atrocidades. Vai na Fé estreia nesta segunda-feira (16), na Globo.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vai na Fé e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.