PRATA NO SALTO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Rebeca Andrade com medalha de prata na Olimpíada 2024; brasileira fez história em competição
A ginasta Rebeca Andrade voltou ao pódio na Olimpíada de Paris-2024 e se consagrou como uma das três atletas brasileiras que conseguiram mais medalhas olímpicas. A paulista conquistou a prata na competição individual de salto, perdendo apenas para Simone Biles, e ganhou sua quinta medalha em jogos aos 25 anos. Ela empatou com os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, que também têm cinco medalhas, em número de condecorações.
Além do recorde de Scheidt e Grael, ela também repetiu o feito de Isaquias Queiroz de conseguir três medalhas em uma mesma edição da Olimpíada. Ela, no entanto, ainda tem a chance de se superar: Rebeca vai disputar as finais individuais da trave e do solo, e tem grande chances de medalha em ambas.
Ela pode então ultrapassar Scheidt e Grael, chegando a seis ou mesmo sete medalhas, e se tornar a pessoa com mais medalhas do Brasil.
Até Tóquio-2021, Rebeca havia sido a única a conquistar mais de um pódio em uma única edição de Jogos Olímpicos. Na edição, ela conseguiu ouro e prata, e fez história para a ginástica artística brasileira.
Agora, ela é vista como uma competidora de peso e que está cada vez mais próxima a se igualar ao fenômeno Simone Biles. A norte-americana, considerada favorita ao ouro em todas as categorias pelos especialistas, já admitiu mais de uma vez que tem medo da potência da brasileira.
Um dia antes da final do salto, a atleta publicou em seu perfil do TikTok um vídeo em que faz uma maquiagem e se arruma para treinar em Paris, cidade que sedia os Jogos Olímpicos em 2024. Durante o papo com seus seguidores, ela abre o jogo sobre sentir medo de competir contra Rebeca.
"Vou falar para vocês. A Rebeca é boa, mano, tipo... Ela é boa. E eu diria que ela é minha maior competidora. Temos pontuações muito parecidas, em geral, e eu não tenho uma competição como essa há algum tempo", afirmou ela novamente.
A estrela da delegação norte-americana já havia falado sobre Rebeca Andrade em seu documentário para Netflix, e também admitiu em entrevista coletiva de imprensa que fica mais tensa quando a brasileira está concorrendo ao seu lado.
"Não quero mais competir com Rebeca", disse Simone sobre sua rival brasileira, com uma risada, após a final individual apertada na Olimpíada. "Estou cansada. Ela estava muito perto. Nunca tive uma atleta tão perto assim, então isso definitivamente me colocou em alerta e trouxe à tona a melhor atleta dentro de mim", declarou.
"Então, estou animada e orgulhosa de competir com ela... Mas estou ficando desconfortável, pessoal", completou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.