É BRONZE!
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Rafaela Silva em entrevista à Globo; judoca foi crucial para medalha do Brasil na competição
Depois de chegar à semifinal da competição individual do judô na Olimpíada de Paris-2024 e sair sem medalha, Rafaela Silva superou a frustração e venceu a luta que deu ao Brasil a medalha de bronze na competição por equipes. A judoca caiu no choro ao perder luta contra a japonesa Haruka Funakubo, mas conseguiu concluir um ciclo sofrido ao derrotar Veronica Toniolo.
A judoca perdeu a disputa pelo bronze no judô individual, pela categoria categoria 57kg, após ser desclassificada por um golpe ilegal. A derrota levou a judoca às lágrimas.
"Muito difícil, né? Pessoal que acompanha judô na França, aprecia o judô. É muito especial. Mas eu queria a medalha. Trabalhei muito para a medalha. Queria dar outra entrevista neste momento. Peço desculpas, mas não consegui. A medalha ficou no detalhe. E, no meu detalhe, acabei falhando e estou indo embora", lamentou ela em entrevista à Globo.
Antes de deixar a capital francesa, no entanto, ela ainda precisava se juntar aos seus companheiros do time Brasil para finalizar a campanha na disputa por equipes. Foi aí que Rafaela brilhou, e provou que seu esforço não foi em vão.
O time conseguiu 4 a 3 contra a Itália, Rafael Macedo, Beatriz Souza, Rafaela Silva e Ketleyn Quadros venceram seus confrontos, enquanto Leonardo Gonçalves e Willian Lima perderam. A medalha de bronze foi definida no Golden Score.
O sorteio colocou a decisão nas mãos de Rafaela Silva, que disputa a categoria até 57kg. Determinada, ela conseguiu finalizar a luta em menos de 2 minutos.
O VAR decidiu a validade do golpe dado por Rafaela em Veronica, e foi a favor da judoca brasileira. Com isso, Paris-2024 marca a melhor participação do judô do Brasil em uma Olimpíada.
"Tinha que ser ela! Rafa Silva vingando o bronze individual! Brasil é o país do judô também!", celebrou uma internauta no X identificada como Yas. "O Brasil agora é o país do judô e da ginástica. Futebol que se dane! Eu cansei de ser feito de palhaço", se revoltou Ramon Santos.
"O judô brasileiro é o terceiro melhor do mundo! O bronze é nosso! Que campanha!", comemorou um perfil dedicado ao esporte. "É isso. Pode consagrar o Brasil como o país do judô", reforçou Laura Borges.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Olimpíada
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.