Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Quem foi Taylor Hawkins? Baterista cantou no último show do Foo Fighters

Reprodução/Instagram

Taylor Hawkins em foto publicada nas redes sociais

Taylor Hawkins em foto publicada nas redes sociais; baterista do Foo Fighters morreu aos 50 anos

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 26/3/2022 - 12h53

Morto nesta sexta (25) aos 50 anos, Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, arriscou-se como vocalista em seu último show pela banda, em 20 de março, no Lollapalooza Argentina. Na ocasião, o músico cantou uma das faixas mais famosas de sua banda favorita: Somebody to Love, do Queen.

Em vídeo disponibilizado no YouTube por um fã, Hawkins aparece liderando a banda momentaneamente após trocar de posição com Dave Grohl, vocalista, líder da banda e melhor amigo do baterista. Empolgado, Hawkins ainda homenageou o parceiro enquanto cantava para os fãs.

"Eu amo Dave Grohl para caralho. Eu estaria entregando pizzas se não fosse por Dave Grohl. Eu estaria administrando o departamento de bateria em uma escola de música se não fosse por ele", declarou Hawkins durante a performance.

Trajetória do músico

Nascido em 1972 em Fort Worth, pequena cidade dos Estados Unidos, Hawkins iniciou a sua trajetória na música ainda nos anos 1990. No começo da década, ele integrou a banda de rock norte-americana Sylvia, mas deixou o grupo para se juntar à cantora Alanis Morissette entre 1995 e 1997 durante a turnê do álbum Jagged Little Pill, que vendeu mais de dez milhões de cópias.

Em 1997, após encerrar a turnê, Hawkins tornou-se baterista do Foo Fighters, no qual ficou por mais de duas décadas. Pela banda, criada por Dave Grohl após o fim do Nirvana --na qual também era baterista--, o músico também contribuía com vocais e arranjos em outros instrumentos.

Como membro do Foo Fighters, Hawkins e os integrantes da banda passaram a integrar o Hall da Fama do rock em 2021, lista que conta com os maiores nomes da música e representantes de um dos estilos mais populares do mundo, como Mick Jagger, do Rolling Stones, e Steven Tyler, do Aerosmith, entre outros.

Casado com Alyson Hawkins desde 2005, o baterista do Foo Fighters deixa três filhos: Oliver Shane, Annabele e Everleigh, de 16, 13 e oito anos, respectivamente.

Confira abaixo a performance de Taylor Hawkins no Lollapalooza Argentina:

O que se sabe sobre a morte?

O baterista foi encontrado morto em seu quarto de hotel em Bogotá, na Colômbia, onde performaria com o Foo Fighters no festival Estereopìcnic. A banda estava em turnê pela América Latina e tinha o Brasil como próximo destino, em show marcado para este domingo (27) no Lollapalooza e cancelado após o anúncio da morte de Hawkins.

Segundo informações do jornal colombiano Semana, a polícia de Bogotá trabalha com a hipótese de overdose pelo uso de drogas. Em 2001, o músico sofreu uma overdose de heroína em Londres, na Inglaterra, e chegou a ficar duas semanas em coma.

Ainda de acordo com a publicação, a banda chegou à Colômbia na última quarta (23) e saiu para aproveitar o tempo livre. No momento em que se preparavam sair com destino ao festival, os outros integrantes do Foo Fighters se deram conta da ausência do amigo.

Acionados, os funcionários do hotel no qual estavam hospedados foram procurar Hawkins em seu quarto. Sem resposta, eles forçaram a entrada no cômodo e encontraram o músico sem vida e deitado no chão. Uma equipe médica de emergência ainda tentou reanimá-lo, sem sucesso.

Uma outra versão, apurada pelo jornal El Tiempo, afirma que o músico sentiu fortes dores no peito e pediu o auxílio de médicos. Ao chegar no local, a equipe encontrou Hawkins morto em seu quarto.

Durante a investigação para apurar o caso, as autoridades recuperaram as imagens de câmeras de segurança do hotel para identificar se Hawkins estava sozinho no momento de sua morte. Relatórios preliminares obtidos pelo Semana descartam a hipótese de morte violenta.

Em comunicado, o perfil oficial do Foo Fighters lamentou a morte do músico e pediu respeito pelo luto de seus familiares e amigos.

"A família Foo Fighters está devastada pela perda trágica e prematura de nosso amado Taylor Hawkins. Seu espírito musical e sua risada contagiante viverão com todos nós para sempre. Nossos corações estão com sua mulher, filhos e família. Pedimos que sua privacidade seja tratada com o maior respeito neste momento inimaginavelmente difícil", diz o texto.

Confira abaixo na íntegra:

Luto entre famosos

A morte considerada prematura de Taylor Hawkins chocou não apenas seus familiares e amigos próximos, como também membros da comunidade musical que o admiravam. Através das redes sociais, personalidades como Slash, Gene Simmons e Ozzy Osbourne lamentaram a perde do músico.

"Taylor Hawkins era realmente uma grande pessoa e um músico incrível. Meu coração, meu amor e minhas condolências vão para sua esposa, seus filhos, sua família, sua banda e seus fãs. Vejo você do outro lado", escreveu Ozzy Osbourne.

"Devastado com a perda de nosso amigo Taylor Hawkins, não tenho palavras para expressar todos os sentimentos que tenho sobre sua morte. Mas meu coração está com sua família, banda e amigos. Descanse em paz, Taylor", acrescentou Slash.

"Chocado e triste ao ouvir que Taylor Hawkins faleceu hoje! Nossas orações e condolências vão para a família Hawkins, Foo Fighters, amigos e fãs. Triste", completou Simmons.

"Em total descrença com a notícia de Taylor Hawkins. Nossas mais profundas condolências à sua família, seus companheiros de banda, sua equipe, seus amigos e todos que já foram tocados pela música que ele criou com Foo Fighters, Alanis Morissette e tantos outros. Isso é incrivelmente triste", compartilhou o perfil oficial da banda Nickelback.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.