Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

GIOVANNA GOLD

Primeira Zefa de Pantanal, atriz quer voltar à TV: 'Minha vida é mandar currículo'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A atriz Giovanna Gold em cenário de campo, com binóculo nas mãos, bandana na cabeça, olha para a câmera

A atriz Giovanna Gold, que fez Zefa na primeira versão de Pantanal (1990); ela quer voltar à TV

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 29/5/2022 - 6h35

Com 40 anos de carreira artística, Giovanna Gold tem como uma de suas personagens mais marcantes a Zefa, da primeira versão de Pantanal (1990). A atriz, hoje com 57 anos, diversificou suas áreas de trabalho, mas afirma que quer estar na TV, atuando em diferentes tipos de produção. 

"Minha vida hoje é mandar meu CV [currículo] para produtores de elenco, como sempre fiz, com fotos lindas. [...] Quero fazer novela. Quero fazer filme. Quero fazer minissérie. Quero fazer audiovisual. Adoro. Sou ótima atriz. Faço sucesso com meus personagens porque me dedico. E é isso aí", afirma Giovanna.

Ao longo de sua trajetória na TV, a atriz teve destaque em produções como Mulheres de Areia (1993), Por Amor (1997) e Chiquititas (2013-2015). Seu trabalho mais recente foi em Gênesis (2021), numa participação especial como Sâmila.

Hoje, além de atriz, Giovanna faz edição de vídeo e se autodenomina empreendedora digital. Ela conta que inventou um aplicativo cuja funcionalidade visa facilitar a rotina de trabalho de atores. 

"Criei um aplicativo para decorar texto, [disponível para sistemas] Android e iOS. [Se chama] GOLD memo script. Bomba em Hollywood e Bollywood [indústria de cinema da Índia]", afirma ela. 

Zefa de Pantanal

Com a grande repercussão da nova versão de Pantanal, exibida pela Globo, Giovanna tem sido mais frequentemente lembrada por sua interpretação da personagem Zefa, na primeira versão da novela, da extinta Manchete (1983-1999). 

A atriz até viajou, no início deste ano, para o Mato Grosso do Sul, num convite de uma empresa por causa dos 32 anos da novela. Ela ficou encantada com a região e foi reconhecida como Zefa por lá. 

"Minha personagem era realizada com muito amor e dedicação. Gosto de ser lembrada sempre por todos os meus personagens. Nessa viagem ao Mato Grosso do Sul, o motorista, por exemplo, me apresentava todo orgulhoso: 'Sabe quem é ela? A Zefa do Tadeu!", conta, aos risos.

"A novela marcou muito a cultura pantaneira, há um antes e depois [de Pantanal], da identidade e possibilidade turística. O momento da novela Pantanal foi todo redondinho. Felicidade profissional, financeira, amorosa, social e espiritual. Algumas vezes esses momentos voltam", afirma a atriz. 

Na versão atual, Zefa é interpretada por Paula Barbosa, neta de Benedito Ruy Barbosa. Giovanna jura, no entanto, que não tem ciúme de ver outra intérprete na pela de sua antiga personagem.

"É um remake. Alzira de Mulheres de Areia e Carmen de Chiquititas [personagens que ela interpretou] também eram remake. Faz parte. Minha técnica usada para compor a Zefa é algo que posso dar consultoria, se alguma atriz tiver interesse", avisa ela. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#102 - Tudo sobre o final de Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.