Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESDE SALVE JORGE

Por que Jandira Martini sumiu das novelas? Atriz não aparecia na TV havia 12 anos

REPRODUÇÃO/TV CULTURA

Jandira Martini em entrevista ao programa Persona em Foco, da TV Cultura

Jandira Martini: ex-atriz da Globo revelou motivo de não ter feito mais novelas após Salve Jorge

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 30/1/2024 - 12h39

Jandira Martini morreu nesta segunda-feira (29), aos 78 anos, vítima de um câncer no pulmão. Conhecida por papéis marcantes na televisão, como a Zoraide de O Clone (2001) e a Puja de Caminho das Índias (2009), a atriz deixou a televisão de lado para se dedicar ao teatro nos últimos 12 anos. Seu folhetim derradeiro foi Salve Jorge (2012), o quinto trabalho em parceria com a autora Gloria Perez na Globo.

Segundo o jornal O Globo, a artista chegou a ser convidada pela dramaturga para retornar às novelas em A Força do Querer (2017), mas recusou. Naquele ano, ela assinou a peça de teatro O Velho. Jandira iniciou sua carreira nos palcos e admitiu que, apesar de atuar esporadicamente na televisão, sempre se consideraria uma "atriz de teatro".

"Me satisfaz meu trabalho na TV. É diferente do teatro, mas do ponto de vista de atriz é a mesma coisa. Você não sente a plateia ao mesmo tempo, mas existem os câmeras, os maquinistas... Eu faço televisão como quem faz teatro", afirmou em entrevista ao Persona em Foco, da TV Cultura, em 2017.

"Não faço televisão esperando meu melhor ou pior ângulo. Nada disso me interessa. Sou uma atriz de teatro. Quem quiser que me focalize bem, isso não é problema meu", acrescentou Jandira.

Na época, ela explicou que havia se afastado da televisão para escrever trabalhos mais curtos. A artista também fez participações em filmes e séries gravados entre 2019 e 2021.

"Meu problema é apenas fazer o personagem. Para mim, nesse sentido, não é muito diferente. Claro que depende do personagem, mas me sinto bem. Tenho prazer sim em fazer televisão", destacou ela.

Jandira ainda contou que não se considerava uma autora de novelas. Ela revelou que nunca escreveu A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990). "Eu ajudava dando ideias, não exercia o ato de escrever. Tinha feito como atriz, e aí o Jayme Monjardim me pediu para continuar ajudando a dar ideias porque era uma novela complicada. Não me sinto autora, muito menos de novela", disse.

A atriz expôs a dificuldade de construir uma carreira sólida como artista: "Tem que ter coragem e muito estudo. O estudo favorece, mas não resolve. É uma profissão muito difícil. Mas a profissão do ator, que já era difícil, ficou mais ainda. Quanto mais crise econômica houver, mais a Cultura será jogada fora. Se você tem realmente essa vontade, use bem e com coragem".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.