Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CARREIRA DIFÍCIL

Plano B: Cinco atores que venderam itens na rua para complementar a renda

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com fotos dos atores Narjara Turetta e Mário Gomes

Narjara Turetta e Mário Gomes; atores já foram ambulantes e ganharam repercussão nas ruas do Rio

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 10/1/2024 - 14h00

A carreira artística não raramente é muito incerta e instável no Brasil; por isso, vários atores investem em outros tipos de trabalho. O ator Daniel Erthal, por exemplo, chamou a atenção na semana passada ao aparecer como ambulante, vendendo cervejas no Rio de Janeiro. Assim como ele, outros colegas de profissão também negociaram itens na rua para complementar a renda.

A atriz Narjara Turetta passou por dificuldades financeiras na década de 2010. Ela ficou oito anos sem trabalhar na TV, contraiu dívidas e, para pagar as contas, passou a vender água de coco no Rio de Janeiro.

"Todo mundo me enche o saco com essa coisa da água de coco. Não me arrependo, é algo saudável. Dava para pagar as contas direitinho e, por um bom tempo, foi minha salvação", disse a atriz ao jornal O Globo em 2017.

Ela afirmou ter vendido mais de 200 copos de água de coco por dia. Narjara voltou à TV em 2017, em O Outro Lado do Paraíso e, em 2022, declarou que havia conseguido quitar suas dívidas.

Maxwell Nascimento, que atuou em Malhação em 2008 e 2009, também ficou oito anos sem trabalhar na TV e precisou se virar. Ele passou a vender pastel em Santos, no litoral de São Paulo, para sustentar a si mesmo, sua mulher e suas duas filhas.

"Não tenho vergonha de fazer isso porque fui criado com isso. Mas por que não estou na televisão? Por que não me dão oportunidade para mostrar meu talento, o dom que Deus me deu?", questionou ele, em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, em 2017.

Também naquele ano, um ator consagrado da Globo apareceu num novo ramo de atuação. Mário Gomes, galã da década de 1970, conseguiu licença oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro para se tornar um ambulante legalizado e vender sanduíches em seu trailer.

"É um dia muito feliz para mim, porque é importante estar dentro da lei. Com o crachá, estou apto, e ninguém pode falar nada", disse ele ao jornal Extra.

Atores e boleiros

Ronnie Marruda, que ficou conhecido por interpretar o vilão Cigano em Senhora do Destino (2004), também partiu para o o ramo alimentício: em 2019, ele começou a vender bolo na rua e frango assado na varanda de sua casa.

"Quando me chamam para trabalhar, eu atuo. Quando não me chamam, eu vendo bolo e frango assado. E agora fui convidado, junto com a minha mulher, para vender produtos antienvelhecimentos, focados na saúde e qualidade de vida. E essa hoje é minha renda principal; porém, continuo fazendo arte por amor", explicou, em entrevista ao jornal Extra.

A venda de bolos também se tornou a renda principal da atriz Julia Palmeira. A jovem de 26 anos, que atuou nas novelas Maria Esperança (2007) e Seus Olhos (2004), do SBT, começou a comercializar doces na rua para ganhar um dinheiro extra. A empreitada deu certo, e em 2023 ela já sobrevivia da confeitaria e tinha uma loja de bolos.

"Sempre amei cozinhar e inventar coisas novas. Quando meus pais foram morar na Bahia, tive que morar sozinha em São Paulo. Comecei a vender doces na rua para complementar a renda, mas só durante a pandemia percebi que aquilo era o que eu devia estar fazendo o tempo todo, que essa era a minha verdadeira função na vida. O lado B sempre foi o lado A, e eu não sabia", contou à revista Quem.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.