QUADRO DE SUCESSO
REPRODUÇÃO/BAND
Fausto Silva no Faustão na Band (2022-2023): quadro que reuniu famosos com pizzas vira franquia
Fausto Silva anunciou uma franquia de pizzarias que se chamará Pizza do Faustão, inspirada nas famosas reuniões que ele promove em sua casa e que depois viraram um quadro do Domingão do Faustão (1989-2021), na Globo. A ideia do ex-apresentador é proporcionar a mesma experiência única de famosos e amigos que já experimentaram o prato clássico que o representa.
O Notícias da TV teve acesso ao plano comercial de apresentação da franquia, que promete ganhar força e autoridade no mercado nos próximos anos. Os interessados em abrir um empreendimento com a marca do ícone da televisão brasileira têm a opção de desembolsar entre R$ 245 mil a R$ 450 mil para o investimento. O faturamento médio prometido é de R$ 150 mil.
O modelo de negócio varia em três tipos de estabelecimentos: um de 40 metros quadrados, com serviço de delivery e pronta entrega; outro de 100 metros quadrados, com um salão com capacidade para dez pessoas; e um terceiro, o maior deles, de 200 metros quadrados. A última opção comporta até 40 clientes.
O custo de uma franquia de pizzaria pode variar de acordo com os objetivos do empreendedor. Um estabelecimento sem vínculo com marcas famosas costuma ter um custo menor, mas, em contrapartida, o investimento em uma marca como a Pizza do Faustão oferece uma margem mais alta de lucro.
A previsão é de que as lojas sejam inauguradas no início de 2024, como um "projeto de verão". Faustão diz que pretende democratizar as receitas exclusivas desenvolvidas pelo chef Massimo Ferrari, com quem ele lançou um livro com os tipos de pratos e sabores em 2012.
Fausto Silva afirma que sua empresa é uma "revolução no conceito de pizzas". "As receitas são supervisionadas por Massimo Ferrari. Você poderá ser um empreendedor, mudar de vida, e trazer um produto que é o campeão de vendas no Brasil. É um produto italiano, que foi exportado para o mundo, mas que o Brasil consome hoje mais de um milhão de pizzas por dia", informa ele.
Cris Gomes, um dos diretores da Band, foi quem revelou a abertura da franquia. "A Pizza do Faustão sempre foi o motivo de celebração, de alegria, de lançamento tanto no profissional, quanto no pessoal. O momento da pizza se tornou no mercado publicitário e no inconsciente popular a Pizza do Faustão", afirma.
Fausto Silva e a Globo fizeram um acordo para que o ex-apresentador pudesse utilizar a marca Pizza do Faustão nas franquias de comercialização. Faustão cedeu os direitos à Editora Globo, empresa do grupo, para usar o título em um livro lançado em 2012 por ele e pelo chef Massimo Ferrari.
O Notícias da TV apurou que a "Pizza do Faustão" consta no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) como propriedade da Globo, mas apenas nas classes 10 e 16. A marca já havia sido usada no Faustão na Band (2022-2023) em uma espécie de "reboot" do quadro de sucesso exibido durante mais de três décadas na concorrente.
Os números das classes do INPI indicam que a Globo tem o direito de usar a marca para papel, livros impressos de todos os tipos, pequenos artigos para escritório, materiais didáticos e de desenho, orçamentos manequins, caracteres de imprensa, planta, flores, frutas artificiais e artigos religiosos.
Já a equipe de Faustão detém poder da marca em outras classes que cobrem as franquias: classe 11 (aparelhos para iluminação, cozinha, refrigeração, secagem, e ventilação), 25 (tecidos e produtos têxteis), 30 (condimentos e alimentos líquidos ou sólidos), 35 (gestão de negócios, administração e propaganda), e 43 (serviços de fornecimento de comida e bebida).
A Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice (NCL, na sigla em inglês) organiza todas as classes disponibilizadas pelo INPI no momento de registro de uma marca. Ao todo são 45 classes com informações sobre os mais variados tipos de produtos e serviços.
Cris Gomes confirma ao Notícias da TV que as classes a que a equipe de Faustão tem posse são suficientes para ministrar qualquer franquia ou produto com o título "Pizza do Faustão".
"A Globo tem o direito à Pizza do Faustão somente para publicar o livro, mais nada. Nenhum outro seguimento ou material de escritório, qualquer outra coisa. Isso foi cedido em caráter especial para a publicação do livro da Editora Globo", conta o diretor.
"Ele sempre foi uma pessoa muito reservada e preocupada com a marca dele com a imagem do Faustão. E vocês sabem que ele tem levado uma tradição muito forte, que é a pizza do Faustão, a pizza que hoje é um ativo nacional", acrescenta o diretor.
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