Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INFLUENCIADORES EM CONFLITO

Neymar se manifesta sobre racismo e curte post contra Felipe Neto após cobrança

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Sentado, Neymar Jr. olha para o lado em foto publicada no Instagram

Neymar Jr. em foto publicada no Instagram: jogador de futebol curtiu postagem com críticas a Felipe Neto

REDAÇÃO

Publicado em 2/6/2020 - 15h04

Um dia depois de ser cobrado publicamente por Felipe Neto sobre um posicionamento a favor dos protestos antirracistas que estão acontecendo no Brasil e nos Estados Unidos, Neymar Jr. entrou no movimento #BlackOutTuesday, que faz parte da ação Black Lives Matter (Vidas negras importam, em português). Além disso, o jogador de futebol curtiu uma postagem que criticava o youtuber e influenciador digital.

O camisa 10 da Seleção Brasileira deu like na publicação da página Fui Clear?, que classifica a ação de Neto como "suja" e "oportunista". "Objetivo alcançado, né? Tá bombando seu post lacrador. Você pode ser tudo, menos burro! Pegou o maior nome brasileiro negro, o mais famoso, o mais popular, o de mais destaque, e ataca ele de não se posicionar numa causa que é dele", publicou a página.

"Na verdade, o que você quis e conseguiu é atingir mais pessoas, propagar seu nome, internacionalizar sua rede social e ainda fez isso propagando o ódio, tentando colocar o Neymar contra sua causa, contra sua cor, contra sua história! Agora é você que mede como a vítima tem que se manifestar? Porque a vítima é ele. Não eu e você, que temos a pele branca!", continuou o perfil.

"Se sua preocupação fosse honesta, limpa e de caráter, você facilmente teria ligado pra ele, propondo alguma coisa, alguma campanha, alguma ação, em off, mas não, você quer aparecer e mirou no alvo maior, de um negro que diferente de você, sabe a hora e como se manifestar, sobre o tema que só ele pode medir o tamanho da dor", opinou o Fui Clear.

Publicação com críticas a Felipe Neto, que foi curtida por Neymar (Imagem: Reprodução/Instagram) 

Ao final da publicação, o perfil ainda ironiza, dizendo que é Felipe Neto que mantém um instituto na Praia Grande, no litoral de São Paulo, mas é Neymar quem tem um projeto social na região. Apesar de ter fugido da polêmica e não ter se pronunciado diretamente contra o youtuber, o jogador curtiu o post.

Na segunda (1º), após publicar um tuíte cobrando Neymar Jr. por um posicionamento sobre os protestos antirracistas, o influenciador decidiu apagar o post e se explicou. "Apaguei após [receber] mensagens de integrantes do movimento negro, mostrando que um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas", disse Felipe Neto.

"De fato, não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso. Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo quando errar", ressaltou o youtuber, que avisou que continuará cobrando o jogador sobre outras pautas.

"Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta", cobrou o irmão de Luccas Neto.

"Contudo, entendi que o papel de cobrar posicionamento do Neymar acerca de pautas que envolvem o racismo não cabe a um branco. Continuarei cobrando quando o assunto for Amazônia, fascismo e opressão, coisas que ele sempre se manteve calado. Sigamos em frente", finalizou Felipe Neto.

Na manhã desta terça (2), Neymar postou uma imagem toda preta em seu Instagram e também uma foto de uma de suas tatuagens, com a palavra Fé acima do logo das Olimpíadas Rio 2016. Na legenda, escreveu: "Black lives matter [vidas negras importam]. #blackouttuesday". Veja o post abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Black lives matter 🖤 #blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por ene10ta Érre 🇧🇷 👻 neymarjr (@neymarjr) em

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.