Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOBRE RACISMO

Felipe Neto apaga tuíte com crítica a Neymar: 'Um branco não deve cobrar um negro'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O influenciador Felipe Neto olha para a câmera em selfie publicada no Instagram

Felipe Neto disse que apagou os tuítes ao ser alertado que não deveria cobrar Neymar sobre pautas racistas

REDAÇÃO

Publicado em 1/6/2020 - 13h59

Depois de publicar um tuíte cobrando Neymar Jr. por um posicionamento sobre os protestos antirracistas nos Estados Unidos e no Brasil, Felipe Neto decidiu apagar o post na tarde desta segunda-feira (1º) e se explicou. "Apaguei após [receber] mensagens de integrantes do movimento negro, mostrando que um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas", disse o influenciador.

"De fato, não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso. Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo quando errar", ressaltou Neto, que avisou que continuará cobrando o jogador sobre outras pautas.

"Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta", cobrou o youtuber.

"Contudo, entendi que o papel de cobrar posicionamento do Neymar acerca de pautas que envolvem o racismo não cabe a um branco. Continuarei cobrando quando o assunto for Amazônia, fascismo e opressão, coisas que ele sempre se manteve calado. Sigamos em frente", finalizou Felipe Neto.

Veja abaixo a sequência de tuítes:

'Vidas negras importam'

Felipe Neto se irritou com o fato de Neymar publicar uma foto para mostrar o novo cabelo rosa e ficar em silêncio em meio a protestos contra o racismo acontecendo no Brasil e nos Estados Unidos. "Vidas negras importam. Mas nem todo mundo se importa", escreveu o influenciador na última madrugada.

O youtuber ainda relembrou o fato de que durante as queimadas na Amazônia no ano passado, que comoveram e mobilizaram artistas e atletas no mundo inteiro, inclusive jogadores do Paris Saint-Germain, Neymar também permaneceu calado.

"Lembra da Amazônia pegando fogo? Até os companheiros de PSG postaram", acusou, diante de um seguidor que defendeu que a assessoria do jogador deveria estar analisando o caso de um possível posicionamento.

Na publicação, que já foi apagada, Neto ainda expôs prints de postagens para ironizar as preocupações de Neymar nos últimos dias, como desafios de redes sociais, a nova cor do cabelo e qual música escutar enquanto lava as mãos. Confira:

A cobrança de Neto surtiu efeito, e logo o nome dos dois passou a ocupar os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Muitos internautas lembraram que o craque, com 238 milhões de seguidores no Instagram, é o brasileiro mais famoso nas redes sociais e não usa a visibilidade para pautas importantes.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.