Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DIAGNÓSTICO NA PANDEMIA

'Na minha cabeça, eu era muito burra', dispara Cleo após descobrir transtorno

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Cleo em foto compartilhada no Instagram

Cleo revelou ter recebido diagnóstico de TDAH e de uma doença autoimune durante a pandemia

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 30/9/2022 - 17h52

Cleo desabafou após ter descoberto que convive com o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade). A atriz e cantora disse que o diagnóstico a fez entender várias questões pessoais, em especial as que carregava desde a época da escola. "Na minha cabeça, eu era muito burra", afirmou. 

"Não me dava muito bem no sistema escolar, eu fui descobrir que gostava de estudar depois que eu saí da escola, porque na minha cabeça eu era muito burra e odiava estudar. E não era isso, era só porque minha cabeça funcionava diferente", explicou ela, em conversa com a revista Quem. 

"O diagnóstico me libertou, porque entendi que não estava louca, era uma forma que o meu cérebro funcionava e que existia uma forma de lidar com isso e que ia fazer minha vida ser melhor", refletiu a atriz, que contou ter repetido o maternal na escola porque tinha problemas com autoridade.

Além de TDAH, Cleo já sabia da presença de uma doença autoimune. Ela é portadora da tireoidite de Hashimoto, que gera uma inflamação crônica. O problema é a causa mais comum para o hipotireoidismo.

"Comecei a tratar através da alimentação (...). O treino fazia parte do tratamento. Não é só remédio, não é só terapia. A sua vida se torna vários momentos onde você tem que falar 'eu preciso fazer isso para minha cabeça'", disse.

Cleo avaliou que, apesar de lidar bem com o transtorno e a doença, em ambos os casos é necessário enxergar o problema como algo não dominante em relação à própria personalidade. Ela classificou as duas questões como "ferramentas" que podem colaborar para a autodescoberta.

"O diagnóstico não te define. É uma ferramenta de autoconhecimento, é mais uma coisa que você conhece sobre você e que pode agora usar a seu favor. Eu não sou definida pelo meu TDAH. Eu tenho TDAH, não é ele que me tem", contou.

Susto diante de diagnóstico

Cleo revelou que, assim que ouviu sobre TDAH, ficou assustada. O irmão mais novo dela, Fiuk, tem o transtorno e falou abertamente sobre o assunto durante o BBB 21. 

"Eu estava um tempinho sem me tratar e achei um psiquiatra de quem eu gostei muito. Nas primeiras sessões, a gente conversando, ele falou 'eu vou fazer um teste com você, porque eu acho que você tem TDAH'. Fiquei bem assustada, pensei ‘de fato existe alguma coisa errada comigo'", contou.

Foi na mesma época que eu descobri minha Hashimoto. Eu não conseguia fazer as coisas direito, eu dormia muito em horários que não fazia o menor sentido, eu não tinha energia para nada. Depois eu vi que na verdade tem um lado muito bom no TDAH que você consegue ter um hiperfoco, achar soluções para coisas supercomplexas, ver ligações que a maior parte das pessoas não vê.

"Só que você tem certas dificuldades, como se concentrar na mesma coisa durante muito tempo se não for algo muito estimulante. Você é mais impulsiva do que o normal", refletiu. 

TUDO SOBRE

Cleo

Saúde


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.