Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TURMA DA GRATIDÃO

Na geladeira há três anos, casal veterano sobrevive com 'contrato vitalício' da Globo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Os atores Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho durante a festa de aniversário de 90 anos da atriz; eles estão atrás do bolo enquanto ele a observa assoprar velinhas

Os atores da Globo Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho no aniversário de 90 anos da atriz

ARTHUR PAZIN E GABRIEL VAQUER

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 12/11/2022 - 6h30

Longe da TV há pelo menos três anos, Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça seguem contratados pela Globo. A atriz de 90 anos confessou que teme pelo fim da parceria dela e do marido, de 91 anos, com a emissora, por conta da falta de convites para atuar.

O Notícias da TV apurou que a Globo não tem planos para os dois. No entanto, tampouco há previsão para demiti-los, já que os veteranos integram a lista de atores com o chamado "contrato vitalício".

A forma de parceria, também conhecida internamente como "núcleo da gratidão", conta ainda com outros artistas que recebem da emissora mesmo sem estar no ar mas que têm seus contratos sempre renovados após o término. São eles: Tony Ramos, Gloria Pires e Fernanda Montenegro.

O último trabalho de Rosamaria Murtinho na Globo foi na novela A Dona do Pedaço (2019). Já Mauro Mendonça surgiu pela última vez em uma trama da emissora em Êta Mundo Bom (2016). Em setembro de 2020, o casal teve seu contrato renovado. À época, a Globo também havia renovado o vínculo com a veterana Eva Wilma (1933-2021).

Segundo informações obtidas pela reportagem, o contrato dos dois venceria em setembro deste ano, mas foi estendido até 2023. Em entrevista à revista Quem no mês passado, em ocasião de seu aniversário de 90 anos, Rosamaria desabafou sobre o medo de perder o emprego. 

"Está difícil. Eles não estão escalando. Eu ainda sou contratada da TV Globo e espero renovar meu contrato porque é dureza perder o emprego com 90 anos. O Mauro, com 91 perder, o dele também é dureza. É difícil ficar velho. Para os diretores escalarem precisa os autores escreverem. [...] Walcyr Carrasco sempre escreve. Mas há poucos. [...] Eu queria só ser contratada, que é menos aporrinhação", declarou a atriz.

A veterana comentou na ocasião que um dos caminhos para driblar o etarismo na TV é o teatro. Ela adiantou também que em breve deverá surgir com um novo trabalho nos palcos, mas reforçou que na TV não há convites.

DANIEL DELMIRO/AGNEWS

Mauro Mendonça e Rosamaria em 2019

Mauro Mendonça e Rosamaria em 2019

Trajetória

Rosamaria Murtinho começou a carreira como bailarina, estreando logo depois no teatro, área que a levou para a TV em 1956, no extinto Grande Teatro Tupi (1954-1963), da TV Tupi (1950-1980). Nas novelas, atuou em tramas da Tupi, Excelsior (1960-1970), Manchete (1983-1999), SBT e Globo, emissora na qual está ininterruptamente desde 1995.

A atriz viveu diversos papéis nos folhetins, sendo lembrada por suas atuações em A Muralha (1968), Pecado Capital (1975), Pai Herói (1979), Pantanal (1990), O Astro (2011) e Amor à Vida (2013). Atualmente, a veterana pode ser vista na reprise de Chocolate com Pimenta (2003), na Globo.

Já Mauro Mendonça chegou à TV em 1963, na Excelsior. À época, ele já era casado com Rosamaria. Os dois subiram ao altar em 1959. Juntos, tiveram três filhos, entre eles Mauro Mendonça Filho, diretor artístico de Travessia, atual novela das nove da Globo.

Na emissora carioca, Mendonça atua nos folhetins desde 1973, quando chegou à casa para interpretar Vicente em Carinhoso, trama de Lauro César Muniz, exibida às 19h naquele ano. De lá para cá, o ator trabalhou apenas no canal e viveu diversos papéis em diferentes tramas, como Estúpido Cupido (1976), A Gata Comeu (1985), Anjo Mau (1997), Cabocla (2004) e A Favorita (2008).

ARQUIVO PESSOAL

Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça se casaram em 1959

Veteranos se casaram em 1959


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.