Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Morre Leonardo Machado, ator de Viver a Vida e Na Forma da Lei

Márcio de Souza/TV Globo

O ator Leonardo Machado em cena da série Na Forma da Lei, da qual foi um dos protagonistas - Márcio de Souza/TV Globo

O ator Leonardo Machado em cena da série Na Forma da Lei, da qual foi um dos protagonistas

REDAÇÃO

Publicado em 29/9/2018 - 9h50

O ator gaúcho Leonardo Machado, conhecido por participações nas novelas Viver a Vida (2009) e Salve Jorge (2013) e na série Na Forma da Lei (2010), morreu na noite de sexta-feira (28), aos 42 anos, em Porto Alegre. Ele lutava contra um câncer no fígado desde 2016 e estava internado no Hospital Moinhos de Vento, da capital gaúcha.

Um dos atores de maior expressividade no Rio Grande do Sul, ele trabalhou em produções locais da RBS, afiliada da Globo no Estado, até ser escalado para O Clone (2001), na qual fez uma ponta como Guilherme. Em 2005, fez uma participação em Senhora do Destino.

A reviravolta na carreira veio em 2009, quando ganhou o Kikito de melhor ator no Festival de Gramado por seu papel no filme Em Teu Nome, no qual fazia um estudante durante a Ditadura Militar (1964-1985). Sua relação com a premiação era anterior à estatueta: durante dez anos, ele era um dos apresentadores do evento.

O prêmio abriu de vez as portas na Globo: ele ganhou prontamente um papel na novela de Manoel Carlos, ele viveu Léo, o marido de Marta (Gisele Reimann) e pai de Lívia (Isabel Melo).

Em seguida, foi um dos seis protagonistas da série Na Forma da Lei, juntamente com Ana Paula Arósio, Henri Castelli, Márcio Garcia, Luana Piovani e Samuel de Assis. Ele viveu o juiz Célio Rocha, que trabalhava com a advogada Ana Beatriz (Ana Paula) no julgamento de crimes investigados por outros personagens.

A maior parte da carreira de Leonardo Machado, no entanto, não foi dedicada à TV. Ele brilhava no teatro e no cinema. Fez 36 curtas-metragens e 23 longas. O mais recente foi Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, lançado neste ano e no qual contracenava com Edson Celulari.

Celulari, que também enfrentou um câncer, lamentou a morte do amigo. "Hoje descansou um amigo que fará muita falta, o querido e talentoso ator Leonardo Machado. Um homem leal, dono de um coração enorme. Companheiro no cinema e parceiro de todas as horas. Que privilégio conhecê-lo!", escreveu no Instagram.

O velório do ator acontece das 10h às 17h deste sábado (29) no Teatro Renascença, em Porto Alegre. Em seguida, ele será cremado em uma cerimônia fechada para família e amigos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.