Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Morre atriz Helena Xavier, de Os Mutantes, mãe de autor de novela e tia-avó de galã

REPRODUÇÃO/RECORD

Foto de Helena Xavier

A atriz Helena Xavier em cena de Prova do Amor, na Record; ela é mãe do autor Tiago Santiago

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/12/2022 - 16h35
Atualizado em 7/12/2022 - 11h42

A atriz Helena Xavier morreu nesta segunda (5) de causas naturais, aos 92 anos. Ela, que fez uma carreira profícua no teatro, também é conhecida pelo grande público pelos papéis de Simone em Os Mutantes: Caminhos do Coração (2007) e a baronesa Eugênia da versão de A Escrava Isaura (2004), ambas na Record.

A artista é mãe do novelista Tiago Santiago e tia-avó dos autores Dharck Tavares, Juliana Xavier e Ricky Tavares.

A informação foi confirmada por Santiago em seu perfil oficial no Instagram. "Com profundo pesar, venho comunicar o falecimento da minha mãe, Helena Xavier, atriz e professora, aos 92 anos de idade, de causas naturais em sua residência", escreveu.

"Formada pela Fundação Brasileira de Teatro, teve como mestras Dulcina de Moraes [1908-1996], Cecília Meirelles [1901-1964] e Glorinha Beutenmüller, entre outras", continuou.

"Foi estrela de TV, na década de 1950, quando participou, entre outros, do Teatro Tal, Teatro Tupi e Câmera Tupi", relembrou o autor:

No teatro, participou de diversos espetáculos no Teatro Nacional de Comédia, no Teatro Tablado, e ganhou o prêmio Padre Ventura, um dos mais importantes da época, da Associação de Críticos Teatrais Independentes por sua atuação na peça Calúnia, da companhia Tônia-Celi-Autran.

Helena também trabalhou na Globo, mas ficou conhecida do grande público pelas novelas da Record. Entre as escritas por Santiago, estão Promessas de Amor (2009) e Os Mutantes (2009).

Ela deixa outros três filhos além do escritor: Basílio Santiago, professor titular de física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); e o sindicalista Gerardo Santiago.

"Excelente mãe e avó, querida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la, está agora de volta ao lar da Criação, no seio do Criador. Amor eterno, mãe. Por onde você foi, um dia eu vou também", concluiu Santiago.

A Record enviou uma nota de pesar sobre a artista. Confira:

A Record TV lamenta o falecimento da atriz Helena Xavier nesta segunda-feira, 06 de dezembro de 2022.

Na emissora participou de cinco produções de teledramaturgia: A Escrava Isaura (2004) como a Baronesa de Vista Alegre; Prova de Amor (2006) com a tia mágica Alice; e Simone nas novelas Caminhos do Coração (2007), Os Mutantes (2008) e Promessas de Amor, seu último trabalho na televisão brasileira exibida em 2009 (foto anexa).

Expressamos nossas condolências aos familiares, em especial ao autor Tiago Santiago, aos sobrinhos Ricky Tavares e Juliana Xavier, amigos e admiradores do talento desta inigualável profissional que ajudou a escrever a história das artes, da teledramaturgia e da televisão brasileira.

Veja a publicação de Tiago Santiago:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.