Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORGE DÓRIA

Lineu de A Grande Família, ator foi detonado por ex-mulher: 'Pessoa miserável'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jorge Dória ao lado de Eloísa Mafalda em cena de A Grande Família (1972); eles se olham, sérios

Jorge Dória ao lado de Eloísa Mafalda em cena de A Grande Família (1972); ex-mulher o criticou

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/5/2023 - 6h20

O primeiro personagem de sucesso de Jorge Dória na TV foi o Lineu da versão original de A Grande Família (1972-1975). O ator seguiu carreira na Globo, com dezenas de papéis em novelas, séries e humorísticos. No entanto, dentro de casa, a reputação dele não era tão celebrada. Íris Bruzzi, com quem Dória foi casado na década de 1980, declarou que ele era uma "pessoa miserável". 

Jorge Dória nasceu no Rio de Janeiro em 1920 e começou a carreira no teatro, nos anos 1940. Na TV, passou a trabalhar na década de 1970, e o Lineu de A Grande Família foi sua grande virada. 

"Doutor Lineu foi um personagem muito conhecido no Brasil, e isso me facilitou, pois divulgou o meu trabalho", disse Dória em entrevista ao site Memória Globo. 

Após o seriado, ele atuou em novelas como O Pulo do Gato (1978), Brega & Chique (1987), Que Rei Sou Eu? (1989), Tieta (1989), Rainha da Sucata (1990), entre outras. Também se destacou no Zorra Total (1999) ao interpretar um pai homofóbico, em esquetes com Lúcio Mauro Filho. 

Na vida pessoal, no entanto, o ator vivia outros conflitos. Em entrevista ao canal de Antonia Fontenelle no YouTube, em 2018, a atriz Íris Bruzzi, ex-mulher de Dória, o detonou. Disse que ele chegou a depender financeiramente dela. 

"Era a pessoa mais miserável do mundo. Viveu oito anos às minhas custas. Morava numa cobertura em Ipanema e ouvia: 'É bom né, ser casada com veião, a vida mansa, paga tudo'. Mas ele nunca botou a mão no bolso", declarou ela. 

As declarações foram dadas por Íris bem depois da morte do ator. Em 2005, Dória sofreu um acidente vascular cerebral e nunca mais voltou a trabalhar na TV. Ele morreu em 6 de novembro de 2013, por complicações cardíacas e renais. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.