Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POR ONDE ANDAM?

Jornalistas demitidos da Globo vendem cursos e viram influenciadores

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Carlos Tramontina está com os braços abertos, em apresentação do SPTV

Carlos Tramontina: jornalista foi dispensado da Globo em 2022 e substituído por José Roberto Burnier

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 24/6/2023 - 7h00

A Globo perdeu medalhões do Jornalismo nos últimos meses e, atualmente, passa por uma reformulação. A empresa demitiu mais de 30 jornalistas e apresentadores sob a alegação de que "seu processo de transformação está alinhado a estratégias". Carlos Tramontina, Chico Pinheiro e Edney Silvestre foram dispensados, e outros deixaram a Globo por falta de perspectiva --casos de Michelle Barros e Christiane Pelajo.

Detentor do meme "seis e ônibus", Tramontina foi contratado pela CNN Brasil em abril, um ano depois de deixar a antiga empresa, para assumir um programa totalmente novo, o CNN Freedom Project. O jornalista também estreou recentemente no Flow Podcast, no qual tem um quadro de entrevistas e comenta as notícias do dia.

Tramontina revelou que patenteou seu meme para vender camisetas, moletons e canecas com o slogan "seis e ônibus". O jornalista teve a ideia de empreender logo depois que errou a leitura ao vivo no SP2, telejornal da Globo, e passou a ser reconhecido nas ruas pela piada. Aos 66 anos, ele também dá palestras sobre comunicação e cursos de media training.

Já Chico Pinheiro trabalha para o canal ICL Notícias, no YouTube. Inicialmente contratado para fazer transmissões ao vivo, ele compartilha com frequência sua rotina de gravações de edições jornalísticas. Apesar do ICL estar apenas na internet, a intenção do criador do portal, Eduardo Moreira, é transformar a empresa em uma emissora de TV aberta. Pinheiro é um dos únicos que optou por não comercializar cursos ou fazer palestras.

Estratégia de comunicação

Edney Silvestre iniciará um curso em que dará mentoria para pessoas que desejam aprender a escrever livros. Um dos repórteres mais experientes da Globo, ele foi dispensado em dezembro do ano passado e até chorou ao conversar com seus seguidores sobre a demissão. "Estou partindo da Globo. Vocês não me verão mais lá", se emocionou.

Você vai me ver em palestras, apresentações de eventos, conferências, em uma nova minissérie, e também nos meus livros. Não nos meus romances e em livros de contos, mas em livros de reportagens.

Silvestre anunciou um curso com 20 módulos gravados em que compartilhará seus segredos de técnicas literárias. Os alunos pagam R$ 397 para ingressarem nas aulas online do jornalista. Com sete livros no currículo, ele promete ajuda desde o estágio da criação de personagens até como negociar as publicações em grandes editoras.

Christiane Pelajo e Michelle Barros eram profissionais importantes no time de Jornalismo da Globo, mas deixaram a emissora após ficarem sem perspectivas na carreira. Christiane pediu demissão em novembro, após 26 anos bem-sucedidos. Ela contou que o excesso de trabalho a colocou em uma situação na qual sentia que todos os seus objetivos já tinham sido atingidos.

Depois de deixar a emissora, ela fundou o podcast Tecno Talk, no YouTube, em que comanda entrevistas. Também trabalha como palestrante e anunciou um curso de comunicação "focado na prospecção de carreiras" que custa R$ 4.999 --as vagas se esgotaram em pouco tempo.

Jornalista influenciadora

Jornalista e advogada por formação, Michelle foi contratada pelo SBT para cobrir o Carnaval em fevereiro e participou do Bake Off Celebridades, também na emissora de Silvio Santos. A apresentadora tem feito participações em podcasts e atrações como o Faustão na Band e o Programa Silvio Santos.

Ela, que ainda atua como palestrante e mestre de cerimônias, é a jornalista que mais se preocupa com o conteúdo das redes sociais. Michelle se tornou influenciadora e contratou um time de comunicação para ajudá-la na internet.

A ex-Globo deixou a emissora por não ver perspectiva de crescimento: com a saída de Tramontina, os diretores escalaram José Roberto Burnier para comandar o SP1. Insatisfeita por não ter recebido reconhecimento mais uma vez, a principal âncora substituta achou melhor encerrar seu vínculo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.