FIM DE BLOQUEIO
REPRODUÇÃO/BAND
Fausto Silva no Faustão na Band: apresentador está na fila do SUS para receber um coração
O perfil Faustão do Meu Coração, que havia sido bloqueado pelo Instagram na quarta (23), foi desbloqueado na tarde desta quinta (24). A conta foi criada pela família de Fausto Silva para conscientizar internautas e incentivar a doação de órgãos. O apresentador está internado desde 5 de agosto e já foi colocado na fila de espera por um coração administrada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A página apresentou até o momento as histórias de quatro pessoas que foram transplantadas: duas delas ganharam um coração; as outras duas, um rim cada. Luciana Cardoso, mulher do apresentador, se chateou quando a rede social derrubou a conta, que tinha intenções positivas para continuar no ar. Ela também publicou os depoimentos dos transplantados em seu perfil pessoal.
Segundo dados do Hospital do Coração (HCor), Faustão é uma das 380 pessoas que aguardam por um coração. Pode demorar até 18 meses para que o ícone da televisão receba o órgão. O cardiologista Marcos Tenuta Jr. explicou ao Notícias da TV que o tempo de espera varia com a situação de cada paciente. Existe uma escala de priorização para casos urgentes.
Pessoas que estão internadas em estado grave e são dependentes de medicação endovenosa para manter o funcionamento do coração são um exemplo dessa priorização. O quadro de insuficiência cardíaca de Faustão é considerado grave, porém estável. Enquanto espera pelo órgão, ele está passando por uma diálise.
Para facilitar a comunicação entre doador e receptor existe o Cadastro Nacional de Transplante, que é feito por meio do portal Sistema Nacional de Transplantes (SNT), pela internet. A plataforma do governo reúne nomes de quem está na lista de espera por uma doação de órgão. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 65 mil brasileiros esperam atualmente por transplantes.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.